Pelo sétimo ano consecutivo, a Quercus e os CTT juntam-se na campanha de reflorestação “Uma Árvore pela Floresta”, que possibilita a participação ativa da população na plantação de espéciesautóctones em áreas protegidas e zonas classificadas de Portugal, em particular nas zonas mais afetadas pelos incêndios.
Nesta edição, está à venda um novo kit, o Fraxinus angustifolia ou o freixo-nacional, que possui também um QR Code, com uma mensagem sonora que disponibiliza notícias e instruções para o registo do kit na página da campanha, que permitem saber onde a árvore vai ser plantada.
Os kits, à venda por um preço de 3,50 euros, são convertidos em árvores e arbustos de espécies autóctones, como o freixo, o sobreiro, a azinheira, o medronheiro e o castanheiro, que serão plantadas na primavera do próximo ano em áreas protegidas e zonas classificadas, com a participação dos voluntários que queiram associar-se à iniciativa.
“Numa altura em que o país se prepara de novo para o drama dos incêndios e em que o planeta se debate com o perigo claro e urgente das alterações climáticas, projetos como «Uma Árvore pela Floresta» são de enorme importância porque permitem aos cidadãos participar ativamente e contribuir para a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas do nosso país e do sistema Terra, salienta Segundo Paula Nunes da Silva, presidente da Quercus, em comunicado, que refere que este é um “ano especial”, uma vez que estão prestes a atingir as 100 mil árvores plantadas.
Os interessados podem adquirir os kits até ao final do ano nas lojas físicas dos CTT ou na sua página online.