PUB
PD - Revista Sabe Bem

Está a nascer a Academia da Associação de Futebol do Porto

Está a nascer a Academia da Associação de Futebol do Porto

Os trabalhos de construção da futura Academia da Associação de Futebol do Porto (AFP) tiveram o “arranque oficial” no sábado, dia 20 de janeiro, na zona da Prelada. O projeto, concebido pelo arquiteto Pedro Guimarães, visa transformar a área num novo polo desportivo e promete ser uma referência no distrito do Porto. A abertura está prevista para 2026.

Rui Moreira, presidente da Câmara, citado pelo portal de notícias da autarquia, afirma que este é “um importante passo na concretização de um projeto em que o Município do Porto está fortemente comprometido e empenhado”, uma vez que “a Academia vai ao encontro das premissas principais da política desportiva municipal”.

Segundo a mesma fonte, a AFP não se limita às fronteiras do concelho e tem como objetivo servir milhares de praticantes de todo o distrito. Prevê-se, ainda, que esta se torne numa “nova centralidade da cidade”, integrada no futuro Parque da Prelada, contribuindo para a requalificação da área envolvente e “valorização urbana, ambiental e paisagística da cidade”, tendo o terreno sido cedido pela Câmara Municipal do Porto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O novo centro de alto rendimento, com abertura prevista daqui a dois anos, contará com três campos de futebol de onze (dois sintéticos e um relvado), áreas específicas para treino de guarda-redes, futebol de praia, balneários, espaços de promoção de saúde e bem-estar, nutrição, reabilitação física e acompanhamento psicológico.

O financiamento do projeto também conta com o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, através do programa “Uma Associação, Uma Academia”. O secretário de Estado do Desporto e Juventude elogiou a inserção urbanística do projeto, reconhecendo-o como uma mais-valia para o desporto português.

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile