PUB
Recheio 2024 Institucional

Está a chegar mais uma edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”

Está a chegar mais uma edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”

A 14ª edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” arranca já esta quarta-feira, 4 de setembro, pelas 17h00, e traz muitas novidades. O destaque vai para a duração do evento que, este ano, passa para cinco dias, mas, também, para a nova aplicação informática, com todas as informações sobre esta recriação histórica, que, pela primeira vez, os visitantes terão ao seu dispor, informa a Câmara Municipal de Matosinhos, entidade organizadora do evento.

Recorde-se que esta recriação histórica surgiu com o intuito de promover os Caminhos de Santiago no concelho assim como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte de Portugal cujas origens remontam ao século X.

No século XII, tornou-se a primeira sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital, por isso conhecidos como “hospitalários”. O local, relembra a autarquia, desempenhou um importante papel na assistência aos peregrinos que demandavam o túmulo do apóstolo Santiago em Compostela, providenciando assistência anímica e médica. Afonso Henriques e Sancho I passaram por ali a caminho de Compostela, tal como a rainha Santa Mafalda ou D. Nuno Álvares Pereira, o santo condestável.

Assim, a chegada dos peregrinos ao Mosteiro de Leça do Balio e o seu acolhimento constituem dois momentos que serão recriados no evento, bem como a procissão de fé com a participação dos Freires Cavaleiros das várias Ordens de S. João de Jerusalém.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O Mosteiro de Leça do Balio continua, ainda hoje, a ser um local de referência e de passagem obrigatória para quem, nesta região, percorre os Caminhos de Santiago, classificados pela UNESCO como Itinerário Cultural da Humanidade. Desta forma, o evento conta, também, com uma peregrinação pelos Caminhos de Santiago, de Santiago de Custóias, com passagem pela Ponte de D. Goimil, ao Mosteiro de Leça do Balio, agendada para as 17h00 do dia 7 de setembro, e que será conduzida pelo historiador Joel Cleto.

Vítor de Almeida, manequim e ator da novela “Alma e Coração”, emitida na SIC, e Rita Camarneiro, humorista e apresentadora de televisão, serão os protagonistas daquele que é considerado “um dos episódios mais marcantes da monarquia portuguesa” e que, todos os anos, é recriado no último dia de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”: o casamento real entre D. Fernando e D. Leonor Teles.

A iniciativa conta, ainda, com um espaço para os mais novos, através dos Serviços Educativos, onde será desenvolvido um conjunto de ateliês e atividades lúdicas com carácter pedagógico. Para os mais novos, e na busca de lhes transmitir conhecimento, a Câmara de Matosinhos indica que vai ser editada uma publicação sobre a História do Mosteiro – “O Balio Pimentel e a Luz doMosteiro”, da autoria do historiador Joel Cleto e com ilustrações de Luís Moreira.

Importante referir que além das tabernas de petiscos e das barracas de doçaria conventual, os visitantes poderão assistir ao trabalho, executado ao vivo, pelos vários artesãos, interagir com as várias personagens da época como os bobos, malabaristas, acrobatas e saltimbancos, cavaleiros, mercadores, encantadores de serpentes e assistir a várias recriações de lendas.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile