
É já no início do mês de julho, dias 2, 3 e 4, que a “Essência do Vinho” estreia uma edição de verão, que terá lugar nos Jardins do Palácio de Cristal.
O evento aposta, este ano, num formato novo, ao ar livre, com uma programação que vai apresentar os melhores os vinhos de 150 produtores – nacionais e internacionais – e inclui ainda uma dezena de provas comentadas, conduzidas por enólogos, produtores e pelos provadores da “Revista de Vinhos”, restaurantes e sessões de cozinha ao vivo.
Entre as provas comentadas programadas, destaque para a “Poças Fora da Série”, que se realizará no dia 2 de julho, pelas 18h30, “Vinho Madeira, a expressão de um vinho vulcânico”, agendada para o dia seguinte, às 15h00, e “Vinhos Bio e Vegan” e “Os Melhores Verdes 2021”, que vão decorrer no último dia do evento, 4 de julho, respetivamente, às 12h30 e 19h30.
As inscrições para participação neste conjunto de provas comentadas estão sujeitas a lugares limitados e poderão ser realizadas online no portal oficial do programa “Essência do Vinho”.
Conduzidas pelo chefe Chakall, as sessões de cozinha ao vivo decorrerão na Concha Acústica do Palácio de Cristal nos três dias do evento, com uma sessão na sexta-feira e duas sessões no sábado e domingo, respetivamente, às 19h30, 16h30 e 19h30 e 16h30 e 18h30.
Em funcionamento permanente, de acordo com a organização, estarão quatro espaços de restauração – Sagard, Praia da Luz & Luis Américo, Dona Maria/The Lodge Wine And Business Hotel, Espumantes da Bairrada & Ostras -, que vão permitir os visitantes “petiscar ao longo da visita”.
De acordo com os promotores, o evento contempla “um rigoroso plano de segurança e higiene”, que inclui, entre outras medidas, a realização de um teste à covid-19, disponível no local, por um valo de quatro euros. “Em alternativa, os visitantes poderão apresentar o Certificado Digital Covid, comprovativo de teste PCR negativo realizado nas últimas 72h00 ou comprovativo de teste rápido antigénico realizado nas últimas 48h00”, lê-se na nota divulgada.
A entrada é gratuita com aquisição obrigatória de copo de provas, no valor de cinco euros, que inclui duas degustações de vinhos.