A 12.ª edição da Essência do Vinho chegará ao Palácio da Bolsa – entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março – com uma mão cheia de surpresas, entre as quais um Moscatel com mais de um século e um dos Vintage mais célebres da história do Vinho do Porto, que conquistou a classificação de cem pontos na “bíblia do vinho”. O certame contará com a presença de 362 produtores, nacionais e internacionais, disponibilizando ao público mais de três mil vinhos em prova livre.
Entre os destaques da programação do evento está, por exemplo, a prova “Moscatéis de Sonho”, com Rui Falcão (crítico de vinhos da revista WINE – A Essência do Vinho) a fazer uma seleção dos mais exclusivos moscatéis portugueses, incluindo aquele que a publicação considerou, recentemente, o “Vinho do Ano 2014”. Outro ponto alto será a prova “Donald Ziraldo, do Canadá ao Douro”, logo no dia do arranque da iniciativa, promovida pela empresa Essência do Vinho (EV) em parceria com a Associação Comercial do Porto. O enólogo canadiano aceitou o desafio de combinar os vinhos de gelo produzidos no seu país com os que agora também elabora no Douro, na propriedade Senhora do Convento, em Tabuaço.
Vinho, gastronomia e música de mãos dadas
E para aliar “o melhor de dois mundos”, a Essência do Vinho 2015 terá quatro chefes de cozinha estrela Michelin “a harmonizar criativas propostas gastronómicas com diferentes vinhos”. Segundo avançou a organização, João Rodrigues (Feitoria, Altis Belém, Lisboa) terá a responsabilidade de contribuir para o lançamento de um novo projeto de vinhos do Douro com rótulo próprio, da família Vasques de Carvalho. Pedro Lemos (restaurante Pedro Lemos, Porto), por sua vez, vai “maridar degustações com os vinhos do Dão da Quinta dos Carvalhais”, sendo que Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia) preparará combinações para os vinhos do projeto Vadio, da Bairrada. Por fim, Vitor Matos (Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante) irá aliar-se a vinhos DOC Douro e a Portos da Burmester.
Mas as supresas não se esgotam aqui. Durante uma prova comentada, “que será também um concerto”, o jornalista Luís Costa (editor da WINE) fará as suas sugestões de vinhos intercaladas com “seis andamentos” de música clássica de compositores célebres, ao violino de Tomás Costa.
“Top 10 Vinhos Portugueses” escolhido por 40 especialistas
Da programação do certame faz ainda parte, como já é habitual, a prova “Top 10 Vinhos Portugueses”, iniciada em 2006. De acordo com Nuno Pires, um dos diretores da empresa organizadora, este ano, “mais de 40 especialistas estrangeiros e portugueses” avaliarão vinhos tintos, brancos e fortificados pré-selecionados pela revista WINE. A análise, em formato prova cega, será realizada na manhã do dia 26, sendo que os dez vinhos vencedores serão anunciados no dia seguinte. “Mostrar que Portugal possui grandes vinhos”, assumindo, hoje, “uma imagem de qualidade” no setor, é o grande objetivo da prova.
Aliás, segundo sublinhou o responsável, 2014 foi um período “muito bom para o vinho”, com a revista americana Wine Spectactor a considerar o Porto Dow’s Vintage 2011 o melhor do ano, distinguindo-o com 99 pontos em 100. Apesar de os dados oficiais do ano passado ainda não serem conhecidos, Nuno Pires salvaguarda que, ao que tudo indica, as exportações de vinho voltaram a crescer, pelo quinto ano consecutivo.
Incentivar o consumo de vinho português
Entretanto, com o objetivo de incentivar o consumo de vinho português, a EV já está a promover uma campanha (que encerra no próximo dia 26) junto de cem restaurantes do Grande Porto. À luz da iniciativa “Eu Brindo a Portugal / I Toast to Portugal”, os clientes que pedirem uma garrafa de vinho português nos espaços aderentes terão um desconto de 13 euros no bilhete de entrada na Essência do Vinho, que custa 20 euros por dia.
Fotos: EV Porto