PUB
Recheio 2024 Profissional

Esposende lança concurso literário com prémio de 7500 euros

A autarquia de Esposende vai lançar, no próximo ano, o Prémio Literário Manuel de Boaventura, que, de dois em dois anos, vai atribuir 7500 euros a uma obra, na modalidade de romance/conto, da autoria de escritores de língua portuguesa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em comunicado, a câmara refere que um dos objetivos é homenagear e divulgar o escritor e homem de cultura Manuel de Boaventura, natural do concelho de Esposende.
O prémio visa ainda incentivar a criatividade literária e o gosto pela escrita.
Apenas poderão ser candidatadas obras escritas em língua portuguesa e cuja primeira edição tenha ocorrido durante o ano civil anterior àquele a que se refere cada edição do prémio.
Manuel Joaquim de Boaventura nasceu a 15 de agosto de 1885, na freguesia de Vila Chã, concelho de Esposende, e faleceu a 25 de abril de 1973.
Em 1906, fixou residência no lugar de Susão, na freguesia de Palmeira de Faro, onde escreveu toda a sua obra literária, composta por dezenas de títulos e pela colaboração jornalística em alguns dos principais jornais e revistas nacionais.
O seu interesse pela cultura local, pelos hábitos e costumes do Minho e pelo linguarejar típico da região levou-o a coligir e publicar uma obra intitulada “Vocabulário Minhoto”.
“Nos seus romances e contos, reconhece-se a escrita da terra, os vocábulos lugareiros, as romarias e festas, o mundo maravilhoso de lendas, bruxas, gnomos, lobisomens, fadas e diabos, a narrativa humorística e emotiva dos costumes e paisagens de Entre Douro e Minho, especialmente o seu ‘terrunho’ natal”, refere o comunicado da autarquia.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz