PUB
Philips S9000

Espetacularidade da Super Especial “garantida”, afirma a Câmara do Porto

Espetacularidade da Super Especial “garantida”, afirma a Câmara do Porto

Numa altura em que falta apenas uma semana para a edição 2021 do Vodafone Rally de Portugal, todas as atenções estão voltadas para esta emblemática prova, que terá uma classificativa na Foz do Douro. A Super Especial Stage acontece a 22 e maio, um dia depois do arranque oficial dos motores, nas regiões Centro e Norte do país. 

Depois de duas edições, em 2016 e 2018, a realizar-se na Baixa da cidade, como revelou Rui Moreira, a grande novidade no percurso é a “deslocação da Porto Street Stage para a zona da Foz do Douro”.

“O traçado é agora bastante mais compacto, perfazendo pouco mais de 1 km entre a partida e chegada, localizada na Avenida de Dom Carlos I, junto ao acesso à praia do Ourigo. Cada concorrente realizará três voltas ao traçado, onde se incluem duas zonas de piões, duas chicanes e um salto, perfazendo um total de 3,3 km cronometrados”, adianta a Câmara Municipal do Porto. 

De acordo com o município, a “espetacularidade desta classificativa citadina estará garantida”, mesmo não podendo contar com a presença do público.  

Recorde-se que a Direção-Geral de Saúde admitiu “presença limitada e variável de público” em determinados locais da prova, contudo a medida não envolve a Porto Special Stage, uma vez que “a ocupação não poderia exceder os 30 por cento da capacidade das bancadas que ali viessem a ser instaladas”. 

“Depois de analisados todos os custos associados, concluiu-se que a operação era excessivamente onerosa para o município, possibilitando um número muito reduzido de público, além de que a adjudicação dos vários serviços seria praticamente impossível de concretizar no prazo de tempo disponível”, assinalou a Câmara do Porto, justificando que, por isso, em conjunto com o Automóvel Clube de Portugal (ACP), tomou a decisão de que a prova se realizasse sem bancadas. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A autarquia adianta que esta terça-feira, 18 de maio, os pilotos vão fazer o reconhecimento da pista, “tomando o pulso ao asfalto e à calçada granítica em viaturas normais, a velocidade limitada”.  

De referir que a realização da prova envolve uma “logística considerável”, antes e depois da realização da mesma, pelo que estão já em vigor alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento na cidade, nomeadamente a interdição ao acesso às praias do Carneiro, Ourigo e Ingleses nos dias 18 e 22 de maio. 

Consulte, aqui, todos os condicionamentos em vigor. 

A Super Especial da Foz do Douro terá transmissão televisiva em direto pela RTP. 

Programa – Super Special Stage
22 de maio 

16,30 | 17,45 horas – Clássicos Desportivos – Eliminatórias
18 horas – Clássicos Desportivos – Finais
18,03 horas – Clássicos Desportivos – Cerimónia de Pódio
19,03 horas – WRC
22 horas – Final (previsão)

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce