PUB
Recheio 2024 Institucional

Especialistas sugerem alívio nas medidas contra a covid-19

Especialistas sugerem alívio nas medidas contra a covid-19

Na reunião no Infarmed, os especialistas presentes, esta quarta-feira, sugerem um alívio nas medidas contra a covid-19, acabando com as limitações de acesso a lojas, bares e discotecas e com a máscara a ser apenas obrigatória em espaços interiores públicos, serviços de saúde e transportes.

Segundo os mesmos, o uso do certificado seria apenas para acesso a serviços de saúde e recomendam que em locais exteriores, já no que concerne ao uso da máscara de proteção, poderá limitado às áreas com grande densidade populacional.

No entanto, “é preciso manter a vigilância” e “há ameaças que não devem ser esquecidas”, refere Raquel Duarte, da ARS Norte, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, que recorda a iniquidade de acesso às vacinas a nível mundial, que pode potenciar o aparecimento de novas variantes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No que diz respeito à vacinação, Ana Paula Rodrigues, especialista do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que também estava presente na reunião, refere a necessidade de “jogar com a sazonalidade” e definir qual a população elegível para as vacinas. Sublinhou também a necessidade de uma boa ventilação dos espaços e de prepara a população para uma mudança de comportamentos, com uso de medidas de proteção sempre que se tem sintomas.

Concluiu referindo que “é preciso ritualizar comportamentos, não é aceitável descuidar a higienização das mãos, ou que não se mantenha distância ou não se use máscara se tivermos sintomas”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile