CIN - Branco Perfeito

Especialistas revelam que dormir “ajuda a perder peso”

Especialistas revelam que dormir “ajuda a perder peso”

O sono representa uma importância fundamental na vida da população. Não é novidade que uma boa noite de sono ajuda a melhor os níveis de humor, promove uma maior saúde mental e potencia um rejuvenescimento da pele. Mas, de acordo com os especialistas, os benefícios de “dormir bem” não ficam apenas por aqui…

Um estudo promovido por um grupo de cientistas da Universidade de Chicago e da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, revelou, recentemente, que dormir mais horas pode ter resultados positivos na perda de peso.

Segundo indicaram, acrescentar duas horas de sono a uma rotina de sono inferior a sete horas pode resultar na perda de 270 calorias, o que, em cerca de três anos, se pode traduzir numa perda próxima de 11 quilos.

Para chegarem a esta conclusão, os investigadores dividiram os participantes em dois grupos, um que deveria dormir 8,5 horas e outro que deveria manter a tendência de 6,5 horas de sono, durante duas semanas.

No total, o estudo, publicado na JAMA Network, contou com a participação de 80 adultos, todos com excesso de peso.

O sono desempenha um papel crucial na vida de cada cidadão e, cada vez mais, se multiplicam os estudos que demonstram que não priorizá-lo pode ter consequências nocivas na saúde.

Há uma série de fatores que influenciam uma boa noite de sono, nomeadamente “comer bem, treinar, respirar ar puro e acordar à hora certa todos os dias”. Contudo, ouvir música antes de dormir é “uma das maneiras mais eficazes e acessíveis de melhorar a qualidade do sono”.

A afirmação é da Emma, que assegura que “ouvir música antes de dormir pode ajudar a adormecer mais rápido e a dormir melhor”, o que irá contribuir para “uma melhor qualidade de vida geral”. “O stresse é, atualmente, um dos principais fatores que contribui para o sono insatisfatório, já que aumenta o estado de alerta e mantém os nossos cérebros a funcionar enquanto tentamos obter aqueles “Zs” tão importantes. A música demonstrou melhorar a qualidade do sono em vários desses estudos”, refere, em comunicado.

De acordo com a empresa, existem duas razões principais pelas quais a música melhora a qualidade do sono. A primeira diz respeito ao facto de a música “diminuir os níveis de cortisol”, o que pode explicar a razão pela qual ajuda as pessoas a relaxar e a aliviar o stresse.

“Ao reduzir o nível de cortisol nos nossos cérebros, a música diminui o estado de alerta, ou seja, podemos desligar com mais facilidade. E quando adormecemos mais rápido, ficamos mais tempo na cama, levando a mais horas de sono precioso que nos leva a um melhor humor e uma disposição saudável ao acordarmos no dia seguinte”.

Por sua vez, a segunda razão que evidencia o efeito da música no sono está relacionada com o facto de “acalmar partes do sistema nervoso autónomo”. Os especialistas indicam que ouvir música antes de dormir “leva a um melhor relaxamento ao acalmar o sistema nervoso autónomo”, responsável por controlar os processos corporais inconscientes, como os do coração e dos pulmões. “Devido ao seu efeito calmante no sistema nervoso autónomo, ouvir música pode ajudar a regular a respiração, reduzir a pressão arterial e reduzir a frequência cardíaca”, completa.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes