O Porto está na moda, quer para os turistas nacionais como internacionais, e desde o verão passado que tem um serviço que permite aos visitantes receber “informação em tempo real sobre mobilidade e pontos de interesse turísticos” e, assim, descobrir a cidade de forma mais simples e cómoda.
Trata-se da aplicação web “Explore Porto”, que, segundo dados recentemente avançados pela Câmara Municipal do Porto, já registou um total de 1,2 milhões de sessões desde o seu lançamento. O serviço tem sido “utilizado, regularmente, por mais de 230 mil utilizadores, dos quais cerca de 15% são turistas”, destaca o município, acrescentando que destes a grande maioria são de origem espanhola, francesa, alemã e italiana.
Através deste serviço, qualquer visitante que tenha um smartphone pode aceder a detalhes pormenorizados sobre “determinado local, podendo assim explorar as redondezas, bem como planear a melhor forma para se deslocar e visitar outros pontos na cidade”. “O Explore Porto recorre a dispositivos de sinalização espalhados pela cidade – os pontos/beacons azuis e agora os QR Codes nas paragens de autocarro – para veicular informação sobre o local onde está colocado o ponto/QR Code, seja esta relativa à mobilidade ou ao turismo”, explica a autarquia.
Adicionalmente, a aplicação disponibiliza também informação sobre a disponibilidade nas praças de táxis e o serviço de trotinetas da cidade, reforçando, assim, a utilização dos modos suaves de transporte, uma aposta da Câmara Municipal do Porto.
De referir que o “Explore Porto” foi desenvolvido pela “Porto Digital”, em parceria com a cidade de Helsínquia, e resulta de um investimento municipal, apoiado por fundos de múltiplos projetos europeus. Contou também com cofinanciamento do Turismo de Portugal e com o apoio da STCP, Metro do Porto e Associação de Turismo do Porto.
Foto: Filipa Brito