PUB
Recheio 2024 Institucional

Escavações no centro histórico do Porto descobrem ossadas de 13 soldados franceses

Escavações no centro histórico do Porto descobrem ossadas de 13 soldados franceses

Uma escavação arqueológica num edifício em restauro na Rua de S. Miguel, nas traseiras do Mosteiro de S. Bento da Vitória, permitiu descobrir vestígios das invasões francesas, ao serem encontradas as ossadas de 13 soldados franceses, que terão integrado o corpo do exército de Soult, há mais de 200 anos, revelou a Câmara Municipal do Porto, no seu portal de notícias. 

Além das ossadas dos soldados, que terão sido mortos durante a Batalha do Porto, travada a 29 de março de 1809, durante a segunda invasão napoleónica, foram ainda encontrados outros artefactos da mesma época, nomeadamente “uma chapa de barretina usada pela 76éme Regiment de Ligne (Infantaria de Linha francesa do período napoleónico)”, o que, de acordo com a equipa de arqueólogos responsável pelo achado, citada pelo Jornal de Notícias, constitui um marco importante, uma vez que não existiam, até então, “quaisquer registos que este batalhão tivesse estado no Porto”.  

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Trata-se, por isso, de um “dos mais revelantes [achados] dos últimos tempos”. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem