O XI Congresso Nacional das Universidades Seniores, realizado em Lisboa, reuniu especialistas e autoridades para debater o tema “Redes Locais e Inovação Social”. O vereador da Coesão Social do Porto, Fernando Paulo, marcou presença no evento, onde destacou o compromisso da cidade com o envelhecimento ativo e saudável.
No evento, Fernando Paulo fez menção ao antigo secretário-geral da ONU e salientou que o envelhecimento populacional não é um problema, mas sim uma conquista da humanidade. Enfatizando a necessidade de políticas públicas adequadas, o vereador defendeu a importância de garantir aos seniores uma vida autónoma, ativa e plenamente integrada na sociedade.
No que toca ao apoio aos idosos, Fernando Paulo destacou as iniciativas da “Rede Mundial de Cidades Amigas das Pessoas Idosas” aplicadas à Invicta, que tanta diferença têm feito.
Nesse sentido, enumerou iniciativas como: as primeiras jornadas sobre envelhecimento, o plano municipal de saúde, a criação de uma unidade operacional dedicada à terceira idade e a resposta exemplar à pandemia da Covid-19 (via Câmara do Porto).
Recentemente lançado, o Plano de Ação “Porto, Cidade Amiga das Pessoas Idosas” visa garantir o bem-estar dos seniores através de medidas concretas. O vereador da Coesão Social detalhou as cinco áreas de atuação do plano:
- Envolvimento, apoio e cuidado das pessoas idosas em novos modelos comunitários.
- Integração e melhoramento dos serviços prestados.
- Desenvolvimento de lugares e ambientes amigáveis e seguros.
- Adaptação e criação de soluções tecnológicas de apoio.
- Implementação de políticas inovadoras para combater a pobreza e a exclusão social.
O objetivo é muito simples: melhorar a qualidade de vida da população idosa. Tal como refere o portal de notícias da Câmara do Porto, Fernando Paulo atribuiu ênfase à independência, participação, segurança, autorrealização e dignidade da comunidade sénior, para a qual o município promete continuar a trabalhar.