PUB
Recheio 2024 Profissional

Entrega do IRS começa esta segunda-feira

Entrega do IRS começa esta segunda-feira

Os contribuintes podem entregar, a partir desta segunda-feira, a declaração sobre os rendimentos que auferiram em 2018 e, pela primeira vez, têm três meses para cumprir esta obrigação, uma vez que o prazo foi estendido até ao dia 30 de junho.

À semelhança do que aconteceu no ano passado, a entrega da declaração anual do IRS apenas poderá ser feita pela Internet, sendo que o prazo de três meses se aplica “a todas as tipologias de rendimentos independentemente de se tratar de rendimentos de trabalho, de pensões, de capitais ou prediais (rendas)”, sublinha o Notícias ao Minuto.

O IRS automático vai abranger, este ano, os Planos de Poupança Reforma (PPR), medida que vai permitir “alargar este automatismo a mais de 3,2 milhões de contribuintes, ou seja, cerca de 63% do total dos que entregam a declaração anual deste imposto”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No entanto, independentemente de se estar abrangido pelo IRS automático ou de se ter de entregar a declaração nos moldes habituais (submissão da Modelo 3 pela Internet) , é necessário que os contribuintes, casados e unidos de factos, informem a Autoridade Tributária e Aduaneira “se querem ser tributados em separado ou se optam pela tributação em conjunto”, uma vez que esta segunda opção é válida apenas para o ano em questão.

No ano passado, o prazo médio do reembolso dos contribuintes que validaram a declaração automática de IRS foi de 11 dias e a expectativa do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, é que aconteça o mesmo este ano. Já na entrega do Modelo 3, o prazo médio deverá rondar os 16 dias.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem