PUB
Recheio 2024 Institucional

Entrada em monumentos e museus gratuita para os mais jovens

Entrada em monumentos e museus gratuita para os mais jovens
O alargamento da gratuitidade nas entradas em museus e monumentos, o lançamento do Arquivo Sonoro Nacional e o aumento dos acervos de arte contemporânea estão entre as Grandes Opções do Plano (GOP) do Governo para a cultura.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com uma versão das GOP enviada ao Conselho Económico e Social, o Governo, na área da cultura, pretende estender a gratuitidade dos museus e monumentos para jovens até aos 30 anos, durante os fins de semana e feriados.
Também está previsto, nas GOP, lançar as bases e desenvolver o projeto de criação de um Arquivo Sonoro Nacional e consolidar e aumentar os acervos de arte contemporânea, “no quadro do modelo existente, com uma melhor articulação dos intervenientes”.
O Governo pretende flexibilizar o modelo de gestão de museus e monumentos nacionais, de forma a dar-lhes “maior autonomia”, e também incentivar o trabalho em rede nos diversos níveis da administração, central, regional e local, “de modo a garantir um efetivo acesso das comunidades à cultura e à produção cultural”.
No texto das GOP relativo à cultura, o Governo sublinha a importância desta área como “pilar da democracia”, e “fator identitário nacional”, e defende o acesso e envolvimento da população em todas as áreas da cultura.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem