PUB
PD - Revista Sabe Bem

Enfermeiros em greve durante dois dias

Enfermeiros em greve durante dois dias

Em declarações à Lusa, a dirigente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Guadalupe Simões, explicou que o sindicato decidiu avançar com dois dias de greve porque o ministro Paulo Macedo não cumpriu a promessa de agendar uma reunião com os enfermeiros para a discussão de matérias urgentes. “O ministro comprometeu-se a agendar uma reunião entre o dia 17 e 25 de junho para abordar matérias que estão inseridas dentro de um caderno reivindicativo. Como a reunião não se concretizou não nos deixaram outra hipótese senão levar a cabo a greve terça e quarta-feira”, salientou.
A responsável esclareceu ainda que os enfermeiros estão revoltados com “a degradação das condições de trabalho”, nomeadamente o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais sem remuneração e os cortes no setor da saúde, que permitem que existam enfermeiros a ganhar 3,4 euros/hora, e a situação dos profissionais a Contrato Individual de Trabalho. “O Ministério da Saúde empurrou-nos para esta greve sabendo da importância das matérias que precisavam ser abordadas. Não agendou a reunião apesar dos nossos contactos diários”, lamentou Guadalupe Simões. Ainda assim, o Ministério da Saúde garante que o seu diálogo com os sindicatos tem sido “sistemático”. Aliás, fonte do gabinete de Paulo Macedo afirmou que a tutela esteve quatro vezes reunida com o SEP, desde dezembro de 2012, e “outras tantas” com os restantes sindicatos, tendo a última reunião ocorrido a 6 de junho e estando mais uma marcada para o final desta semana.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem