PUB
Recheio 2024 Institucional

Empresa no Norte “renasce” e acolhe o maior centro europeu de semicondutores

Empresa no Norte

A Amkor planeia expandir significativamente as suas operações em Vila do Conde, transformando a antiga fábrica da Qimonda num dos maiores centros europeus de semicondutores.

Esta iniciativa estratégica, fruto de uma parceria com a Infineon, visa aumentar a independência da Europa no setor de semicondutores, especialmente nos segmentos automotivo e industrial.

Com um investimento substancial, a Amkor pretende mais do que dobrar a área da antiga Qimonda. A fábrica ocupará 50 mil metros quadrados, mantendo-se nos terrenos atuais e irá contratar cerca de 800 novos funcionários, o mesmo número que tem aos dias de hoje.

O projeto, previsto para ser concluído até o primeiro semestre de 2025, representa um regresso à Europa após a pandemia e a guerra, reduzindo a dependência do extremo oriente.

Vila do Conde foi escolhida para sediar este importante centro europeu após uma competição com países como Espanha e Alemanha. A Amkor Technology será responsável pela produção, enquanto a Infineon contribuirá com a engenharia e desenvolvimento.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O processo de ampliação da fábrica já recebeu aprovação urbanística, e o licenciamento está em vias de ser finalizado, como explica o autarca Vítor Costa em declarações ao JN.

A rapidez na resposta das autoridades locais e as boas relações com a autarquia foram fatores determinantes na decisão de investir no concelho.

Desde 2012, a empresa já investiu mais de 100 milhões de euros em Vila do Conde. Agora, o novo centro representará um novo aporte financeiro substancial.

A aquisição da Nanium pela Amkor em 2017, uma empresa resultante da falência da Qimonda, marcou um ponto importante nesta trajetória. A antiga Qimonda, fundada em 1998 como Siemens, chegou a empregar quase duas mil pessoas em Vila do Conde.

Fotografia: Experis

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce