PUB
PD- Revista Sabe bem

Empreendedorismo social em fórum no Porto

Empreendedorismo social em fórum no Porto
Os “negócios sociais” e o seu impacto na sociedade, em especial na Área Metropolitana do Porto (AMP), estarão em destaque na quinta-feira, no Porto, no âmbito do Fórum de Empreendedorismo Social AMP 2020.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A iniciativa é da AMP, que pretende neste fórum “promover a análise e discussão dos principais desafios e apostas estratégicas com vista ao desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo do território da região”. Segundo Lino Ferreira, primeiro-secretário da comissão executiva da AMP, este fórum é o culminar de um trabalho que começou a ser desenvolvido pela AMP no anterior mandato autárquico, que, em parceria com o Instituto de Empreendedorismo Social (IES), realizou um “levantamento de iniciativas na região que fossem já por si representativas de empreendedorismo social”. “Fizemos também com a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto um trabalho para criar um referencial estratégico para onde nós deveríamos encaminhar novos projetos”, bem como a criação do Centro de Inovação Social Metropolitano, em Santo Tirso e em S. João da Madeira, “uma espécie de incubadora de empresas de inovação social”, acrescentou o responsável.
Segundo Lino Ferreira, a ideia é com este fórum ter também uma amostra de exemplos claros de inovação social, sendo que o IES irá “apresentar algumas iniciativas que existem na AMP e noutras regiões do país a que se chamam negócios sociais”.
“Estes são negócios que têm que ser lucrativos, agora tudo depende de onde são aplicados os lucros: se é na compra de Ferrari ou se é em investimentos sociais, que é o que está aqui em causa”, vincou Lino Ferreira. A título de exemplo, Lino Ferreira apontou o caso do SAOM – Serviços de Assistência Organizações de Maria, que tem um restaurante social na Ribeira do Porto “com muito requinte”, sendo que os seus colaboradores são “pessoas apanhadas na rua”. Este serviço disponibiliza também catering. “Tem um serviço de excelência. O lucro que advém desse trabalho é aplicado a tratar dessas pessoas”, concluiu.
O Fórum internacional contará com a presença de Juan José Ibarretxe, ex-presidente da comunidade autónoma do País Basco, em Espanha, de Emídio Gomes, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), de Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, e de Miguel Alves Martins, presidente do IES, entre outros.
O projeto que a AMP tem nesta área encontra-se atualmente na sua fase de implementação, ou seja, estão a ser apreciadas todas as candidaturas “que pareçam ter sustentabilidade futura” que entretanto foram ali chegando para que depois sejam encaminhadas para dois dos polos do Centro de Inovação Social Metropolitano.
“Inovação Social: uma resposta atual para uma aposta no futuro”, “Como inspirar mais empreendedores do que é possível”, “Negócios Sociais”, “Medição do Impacto Social” e “Desenvolvimento social sustentável: instrumentos e políticas2 são alguns dos temas que serão abordados nesta iniciativa, que terá lugar durante todo o dia, no Teatro Municipal do Campo Alegre.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz