PUB
Recheio 2024 Profissional

Embarcações de 2100 toneladas já passam pela barragem de Crestuma

Embarcações de 2100 toneladas já passam pela barragem de Crestuma
As embarcações com 3,95 metros de calado e de 2100 toneladas podem, desde sábado, passar pela barragem de Crestuma, no Douro, anunciou a Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL).

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O ganho de profundidade em Crestuma permite agora que “a carga transportada dos portos comerciais de Sardoura e da Várzea passe de 1700 toneladas para cerca de 2100 toneladas por embarcação”, adiantou a APDL em comunicado.
“Este aumento no volume de mercadoria transportada representa um grande ganho para os empresários de extração de granito que operam naquela zona, uma vez que agora já podem transportar a matéria-prima diretamente para os portos de destino – maioritariamente na Escandinávia e países do norte da Europa”, referiu a APDL, que lembrou ter “um projeto ambicioso” em marcha para tornar o rio navegável durante 24 horas por dia.
A administradora da APDL, Raquel Maia, também explica que a via navegável do Douro “era uma pretensão antiga dos operadores de granito e, depois de solucionadas as questões técnicas, a APDL, num trabalho conjunto entre os centros de operações do Douro e de Leixões, realizou os trabalhos necessários para transformar esse anseio numa realidade”.
“Este aumento da capacidade é vantajoso para as empresas, porque baixam o custo do transporte, tornando-se mais competitivas, mas também para o meio ambiente, porque o transporte fluvial é muito menos poluente do que o transporte por rodovia”, acrescentou a administradora.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce