PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Em Matosinhos, os projetos são de todos os cidadãos

Em Matosinhos, os projetos são de todos os cidadãos

O Laboratório de Cidadania pela Transição Climática de Matosinhos lançou um convite aos cidadãos para submeterem os seus projetos até 27 de março.

Este laboratório, pioneiro em Portugal, visa mobilizar a comunidade para uma mudança de hábitos nos domínios da mobilidade, alimentação, energia e consumo, com o objetivo de reduzir a meta da neutralidade carbónica para 85% até 2030.

Os residentes de Matosinhos envolvidos em associações, negócios locais ou na administração municipal, ou interessados em causas coletivas, podem submeter propostas de ação nos domínios identificados.

Estas propostas serão discutidas e trabalhadas em sessões colaborativas nas uniões de freguesia, realizadas em abril e maio. As sessões serão orientadas por uma equipa do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, parceiro científico deste projeto.

Posteriormente, as propostas serão experimentadas no terreno com atividades de baixo custo e impacto rápido durante junho. As candidaturas podem ser feitas através de um formulário online disponível no site indicado.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os laboratórios de cidadãos são espaços colaborativos de prototipagem de soluções e experimentação, envolvendo cidadãos, administração e especialistas em busca de soluções para desafios locais.

Paralelamente, serão realizadas assembleias climáticas dirigidas a crianças e jovens do concelho, envolvendo escolas, associações de pais, associações juvenis e equipas municipais relacionadas com a temática.

Para mais informações sobre o LABIC Climático de Matosinhos, pode ir acompanhando aqui.

Fotografia: pexels

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem