PUB
Recheio 2024 Institucional

Em Matosinhos, as contas são simples. Mais de 25 000 rolhas recolhidas = 254 árvores plantadas

Em Matosinhos, as contas são simples. Mais de 25 000 rolhas recolhidas = 254 árvores plantadas

No distrito do Porto, a recolha de rolhas de cortiça pode simbolizar novas plantações. No caso de Matosinhos, o município irá plantar 254 novas árvores autóctones, depois de terem sido recolhidas mais de 12 mil rolhas. O projeto chama-se “Rolha a Rolha, Semeie a Recolha”.

Tal como a Câmara de Matosinhos denota na sua página oficial, o município matosinhense é um dos cinco que fazem parte deste projeto, que acontece desde 2021, resultante de uma parceria entre a Lipor e a Quercus. O objetivo é tornar os sítios mais verdes, através do incentivo da reciclagem de cortiça.

Como noticia o Porto Canal, este reaproveitamento faz com que as rolhas recolhidas em restaurantes, cafés, hotéis e muitos outros estabelecimentos se convertam em objetos que, possivelmente, jamais imaginaria. Dentro deste lote, encontram-se, por exemplo: isqueiros, bolas de ténis, raquetes, componentes de aviões, entre bastantes mais.

As contas são relativamente simples. A cada 50 rolhas recolhidas, a Câmara compromete-se a plantar uma árvore no município. De acordo com a mesma fonte de informação, a primeira árvore de todas foi publicada na zona do monumento do Senhor do Padrão, por questões simbólicas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que, neste projeto, também a cidade do Porto foi destaque. Na Invicta, serão plantadas cerca de 2550 novas árvores, até ao fim do mês de maio. Tal como a VIVA noticiou, a iniciativa arrancou no dia 4 de março, no Parque da Cidade, às 9h45. No local, foram plantadas 150 novas árvores, decorrentes do projeto em questão.

Tanto no Porto como em Matosinhos, o importante é que todos podemos ser um fator diferenciador. Desde empresas, a escolas, a cidadãos comuns, todos se podem juntar à iniciativa e ajudar a que estes municípios se tornem cada vez mais “verdes” e amigos do ambiente.

Fotografia: C.M. Matosinhos

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem