O futuro de Gaia passa por cada um dos gaienses, de forma igualitária. Isto porque todos terão a possibilidade de participar na agenda estratégica do município, até 2035. De momento, a construção da mesma já se encontra em marcha e pretende-se que aconteça numa lógica participativa, capaz de envolver os cidadãos.
No fundo, o município de Gaia vai estar aberto para discutir medidas e debater propostas, com o intuito de dar a melhor resposta possível às necessidades que se verificam nas mais variadas zonas do concelho.
Posto isto, poderá ficar uma dúvida: como é que se participa nesta iniciativa? A resposta é simples e o melhor de tudo é que, para se habilitar a fazer parte da Agenda Estratégia Gaia 2035, não precisa sequer de sair de casa, na medida em que receberá um inquérito para preencher.
“Depois de preenchido, deve ser devolvido, sem custos, por correio ou entregue em mão no PraÇa – Atendimento Municipal ou nas sedes das juntas de freguesia. Este inquérito pode também ser preenchido online, no site do Município” – refere a autarquia, em comunicado enviado à imprensa.
Para além disso, serão também feitas reuniões abertas, em todas as freguesias, onde os seus habitantes poderão dar, abertamente, a sua opinião sobre os mais diversos assuntos relacionados com a localidade.
De acordo com a Câmara de Gaia, a Agenda Estratégica Gaia 2035 “será útil para a ação do Município, independentemente de quem o dirige. É um instrumento que facilita o recurso a apoios externos, nomeadamente aos fundos da União Europeia”.