PUB
CMPorto

Em Gaia, não há idade limite para as cantorias

Em Gaia, não há idade limite para as cantorias

Em Vila Nova de Gaia, a música é para todos. Diz-se que quem canta seus males espanta e, por isso, a Câmara decidiu criar o projeto “Cante pela sua Saúde”. O projeto procura promover práticas saudáveis e gerar bem-estar entre aqueles que têm mais de 65 anos de idade.

E como as vozes se devem sempre fazer acompanhar, a equipa é mais extensa do que possa pensar. Existirá: um pianista, um diretor artístico, artistas convidados, assistentes para os seniores, psicólogas e responsáveis por audiovisuais para recolha de imagens das diferentes etapas. 

Ao todo, serão duas aulas de canto por semana, cada uma de 2 horas, em que o mínimo de participantes estabelecido encontra-se nos 50 e o máximo nos 200. Como a música é mais bonita, quando partilhada, as sessões são colaborativas, sendo que existirá um espetáculo final, onde o coral irá mostrar o seu reportório.

O objetivo é simples: proporcionar alegria coletiva. Para além disso, desenvolver-se-ão, também, skills artísticas e comunicativas, dadas por profissionais especializados no tema, num projeto que pretende promover a criação de laços entre gerações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os resultados da concretização do programa «Cante pela sua Saúde» evidenciam efeitos positivos ao nível do afeto, bem-estar social, autoestima, memória verbal e saúde física percebida.

A ideia é de Anabela, cantora, tendo sido apresentada e financiada no âmbito do Orçamento Participativo Portugal 2017. Daí em diante, tem sido implementada em vários municípios, devido ao seu caráter social de elevada relevância.

Foto: FATI SBC

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce