PUB
Recheio 2024 Institucional

Em época de festivais… saiba onde se fez a primeira guitarra do mundo

Em época de festivais... saiba onde se fez a primeira guitarra do mundo

Pode parecer mentira, mas é verdade: há cerca de 5 mil anos já existiam objetos bastante parecidos a uma guitarra. Se eram mesmo? Não se sabe. No entanto, a lenda diz-nos que a guitarra, tal como a conhecemos hoje, pode derivar de outros instrumentos que existiam, antes, na Ásia Central. Os instrumentos em questão terão aparecido em estátuas, posteriormente descobertas em Susa, na Pérsia.

Para o aparecimento da guitarra, a verdade é que não há consenso. No entanto, há duas teorias consideradas prováveis. A primeira diz-nos que o instrumento deriva da kithára grega, que, posteriormente, face à influência dos Romanos, se passou a chamar cítara. O instrumento, que terá chegado a terras ibéricas por volta do século I, foi-se transformando cada vez mais, tendo formado uma caixa acústica, à qual se foi adicionando um braço com três cravelhas (que ainda hoje usamos para afinar) e três cordas, em vez das atuais seis. Para além disso, ter-se-á dividido, também, o braço em compartimentos, ou, tal como sabemos hoje, trastes. 

Foto: Superprof

A segunda teoria diz-nos que o instrumento poderá ter tido como origem o antigo alaúde árabe, palavra que deriva de “madeira”, material com o qual se fazem, ainda hoje, muitas guitarras. Através das invasões muçulmanas, o alaúde terá sido transportado para a Península Ibérica, onde, ao que nos conta esta teoria, rapidamente se tornou parte das atividades da corte.

Quem pensa em festivais, lembra-se, invariavelmente, do som das guitarras. No entanto, atenção: há vários tipos de guitarra! A guitarra elétrica, por exemplo, apareceu bastante mais tarde.

As primeiras cordas de aço terão aparecido apenas por volta do ano de 1900. Este tipo de corda, muito utilizado em guitarras elétricas ou até acústicas, proporciona uma ressonância melhor, associada também à tensão mais forte que é aplicada no braço do instrumento, face, por exemplo, às primeiras guitarras que terão surgido. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Ao que tudo indica, na génese da guitarra elétrica, está a inspiração do violoncelo, através da qual Orville Gibson, que atualmente dá nome às famosas guitarras Gibson, terá aprimorado esta versão do instrumento, primeiramente concebida por Christian Fredrich Martin. 

Foto: Guitarriego

Desde aí, foi-se sempre evoluindo o conceito de guitarra elétrica, que entretanto começou a incorporar microfone, bem como a ser pensado numa outra lógica de design. Após todo esse processo de evolução, em 1950 surge, para o grande público, a primeira guitarra com corpo sólido feita por Leonidas Fender, a Fender Telecaster.

Hoje em dia, e numa discussão que provavelmente não terá fim, continuam a ser debatidas as origens deste instrumento e de todas as suas variantes.

Quem terá razão? Provavelmente, nunca saberemos, mas enquanto as conversas acontecem… o resto é música.

Fotografia de destaque: Superprof

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce