PUB
Recheio 2024 Institucional

Elisabete Jacinto apresentou nova época no Porto

Elisabete Jacinto apresentou nova época no Porto

O próximo grande desafio da equipa OLEOBAN/MAN Portugal será a participação em mais um Rali Africa Eco Race, que se realiza entre 29 de dezembro e 11 de janeiro. Os portugueses cumprem, assim, a 5.ª participação consecutiva na grande maratona africana de todo-o-terreno.

Depois de um excelente ano de 2013, no qual obteve um lugar no pódio nas várias provas em que participou, a equipa OLEOBAN/MAN Portugal esteve, quarta-feira, no Porto onde apresentou a época desportiva para 2014. A equipa, que irá manter a constituição do ano anterior, é composta por Elisabete Jacinto, pelo navegador José Marques e pelo mecânico de competição Marco Cochinho. Da formação fazem ainda parte o coordenador da equipa Jorge Gil, o condutor Pedro Azevedo e o mecânico Hélder Anjos que viajam no MAN KAT, o camião de assistência. A piloto irá, assim, continuar a competir com o MAN TGS que, no decorrer do ano de 2014, irá sofrer profundas alterações, principalmente no que se refere à redistribuição do peso. “O grande africa_race2013objetivo seria substituir a cabine por uma nova, o que só fará sentido se conseguirmos tirar cerca de meia tonelada de peso ao camião”, explicou Jorge Gil. Em termos de calendário desportivo o primeiro grande desafio dos portugueses é o Africa Eco Race que se inicia a 29 de dezembro, com as verificações em Saint Cyprien, no sul de França, e termina no dia 11 de janeiro com a mítica etapa junto ao Lac Rose em Dakar, no Senegal. Logo após esta importante prova, a época desportiva continua, em março, aquando da participação de Elisabete Jacinto em mais um Rallye Aicha des Gazelles onde integra, uma vez mais, a equipa oficial da Volkswagen. A Baja España Aragón e o Rali de Marrocos completam o projeto desportivo delineado para 2014 onde o grande objetivo será consolidar os resultados positivos obtidos em 2013 e alcançar a vitória no Africa Eco Race e no Rali des Gazelles. A piloto fez um balanço positivo da época passada, tendo adiantado alguns dos seus objetivos para 2014. “O desafio é o de conseguir um lugar no pódio nas várias provas em que participar mas o grande desejo é o de ganhar o África Eco Race e o Rali das Gazelas”, confessou, lembrando que já esteve, por várias vezes, perto de conseguir ambos os objetivos. “Gostava muito que tal acontecesse este ano”, referiu, garantindo que, para tal, irá continuar a aperfeiçoar o seu nível de condução e que a equipa trabalhará no sentido de “tornar o camião cada vez mais competitivo” embora mantendo sempre a sua configuração de camião de serie.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

mapa_africa_race_20145.ª participação consecutiva no prestigiado rali africano

Foi a vontade de regressar a territórios africanos e participar numa corrida que mantinha, na essência, os valores de aventura do mítico Dakar, que impulsionou a equipa a optar pela participação no Africa Eco Race. Países como França, Espanha, Marrocos, Mauritânia e Senegal fazem parte dos anfitriões daquela que é a maior corrida de todo-o-terreno atualmente realizada em Africa. A chegada ao mítico Lago Rosa, em Dacar, dita o culminar da prova. É nas margens deste lago que se sagram os campeões que participam neste rali africano. A melhor classificação da equipa portuguesa nesta corrida foi em 2012 onde conseguiu subir ao 2.º lugar do pódio da categoria camião e chegou ao 4.º lugar da classificação conjunta auto/camião. Neste mesmo ano Elisabete Jacinto fez história ao vencer uma etapa da classificação geral Auto/Camiões. Foi a primeira mulher a nível mundial, a bordo de um camião, a vencer à geral uma prova internacional de todo-o-terreno. Ainda no início deste ano, a equipa portuguesa subiu ao 3.º lugar no pódio ganhando duas etapas numa prova disputada com uma das equipas mais competitivas da atualidade, a Kamaz. Neste rali falta a Elisabete Jacinto o primeiro lugar do pódio da categoria Camião, objetivo que irá perseguir na edição de 2014.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz