PUB
Recheio 2024 Institucional

Elétrico do Porto em destaque na televisão alemã

Elétrico do Porto em destaque na televisão alemã

O programa Eisenbahn-Romantik, do canal alemão ARD Mediathek, dedicou um dos seus episódios inteiramente ao Porto. “Durch Porto mit der Elektrischen” (Pelo Porto com o elétrico), leva a conhecer a cidade Invicta sobre os trilhos da carris, descobrindo alguns dos seus segredos e curiosidades.

“Conhece o túnel da cidade, de mais de um quilómetro, construído no século XIX para o transporte de mercadorias? Sabe porque leva a Linha 1 do carro elétrico o título do Infante D. Henrique? A televisão alemã veio ao Porto e, a bordo do elétrico, ficou a conhecer a vida sobre carris que vem protagonizando a história da cidade. E até levou um prato de tripas à moda do Porto para a viagem”, lê-se na notícia avançada pelo Porto. “Ana Paula Regalado e Luísa Mendes são as guarda-freio que conduzem os elétricos, desde a Foz do Douro até à Igreja do Carmo ou à Praça do Infante, mas a viagem incluiu também uma visita ao Museu do Carro Elétrico, onde antes se produzia a energia que fazia circular os carros”.

Já o primeiro episódio, sobre a Linha do Douro, “foca a atenção no comboio MiraDouro, que nos conduz rumo aos socalcos do Douro Vinhateiro”.

“Quando era criança, ia sempre para a varanda cada vez que o elétrico passava à frente de minha casa”, recorda Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, ao ser questionado pelo canal alemão sobre a sua própria relação com o elétrico da cidade, reconhecendo-o como um transporte com grande valor “para o património do Porto”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A televisão alemã afirma que “o elétrico é o Porto”, tratando-se de uma maneira “agradavelmente antiquada” que atrai turistas de todas as partes do mundo à Invicta, promovendo o “renascimento” deste meio de transporte.

Além de desmistificar algumas curiosidades sobre a história e passado do elétrico, este episódio foca-se também no futuro sobre carris, “a transformação da mobilidade com o aumento das linhas de metro, projeta um Porto com menos carros”, rumo à neutralidade carbónica.

Foto: Filipa Brito

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem