PUB
CIN - Branco Perfeito

éLeBê

éLeBê

À mesa de um dos restaurantes do grupo éLebÊ, é possível fazer uma verdadeira e completa viagem gastronómica pelos melhores sabores de Portugal, sem sair do lugar. A carta é composta pelas melhores propostas das regiões do país, desde o Norte ao Sul, e todas são apresentadas com “um toque contemporâneo”.

A base é a comida tradicional portuguesa, não fossem os responsáveis verdadeiros amantes das suas origens e do que é português. “Procuramos estar sempre interligados com a comida típica portuguesa, que é a nossa história. Mas, procuramos dar-lhe um toque contemporâneo”, explicou Carlos Torres, um dos gestores do grupo, de origem familiar, dando como exemplos os pratos de risotto de bacalhau e gambas e o risotto de cogumelos.

No total, o éLeBê, fundado em 2011, detém quatro espaços de restauração, o éLeBê Baixa, Centro e Entreparedes, situados no Porto, e o éLeBê da Póvoa de Varzim. Em cada um deles é possível degustar propostas gastronómicas diferentes, porque todas as cartas são distintas, uma iniciativa propositada de forma a “aguçar a curiosidade” dos clientes e, simultaneamente, reforçar a identidade de cada restaurante.

No éLeBê da Baixa, por exemplo, o primeiro a abrir portas, os grandes ex-líbris são o bacalhau à éLeBê, uma espécie de bacalhau à zé do pipo reinventado, e o cabrito assado no forno, uma receita que acompanha o grupo desde 1969, quando abriu o seu primeiro restaurante, em Braga, na altura como outro grupo, e que é já uma referência em Portugal.

Por sua vez, no restaurante do Centro uma das referências é o peixe fresco. “Conseguimos dentro de um espaço no centro da cidade, bonito e moderno, trazer o peixe da nossa costa e o seu sabor inconfundível”, indicou Carlos Torres, mencionando ainda o emblemático “bife da avó”, uma peça de lombo de boi grelhada no forno a carvão com um molho de azeite e vinho branco.

Já no éLeBê de Entreparedes, destaca-se, no peixe, o prato de polvo confitado, “super tenrinho, com grelos e feijão frade, que acompanha com batata doce” e, na carne, a chanfana de javali, servida com castanhas e batata assada.

Por último, o espaço situado na Póvoa de Varzim apresenta na sua carta “cada um dos ex-líbris dos restaurantes do Porto”, destacando-se, assim, com uma carta “bastante forte”.

Além de produtos de qualidade e pratos confecionados a rigor, os responsáveis acreditam que, entre as principais razões para o sucesso, estão a “dedicação, o amor e o profissionalismo” com que, diariamente, se entregam à profissão. E, em breve, o éLeBê deverá anunciar novidades, na cidade do Porto.

Baixa
Rua de Santo Ildefonso 118, Porto
Telefone 222 032 455

Centro
Rua da Conceição 94, Porto
Telefone 222 011 651

Entreparedes
Rua de Entreparedes 37, Porto
Telefone 221 126 603

Póvoa
Rua Tenente Veiga Leal 40, Póvoa de Varzim
Telefone 224 942 985

PUB
PD- Revista Sabe bem