PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Edifício situado no Porto recebe “selo sustentável a todos os níveis”. É o primeiro da Península Ibérica.

Edifício situado no Porto recebe “selo sustentável a todos os níveis”. É o primeiro da Península Ibérica.

Há um edifício do Porto que acaba de receber a maior pontuação de sempre, registada na Europa, na categoria “Hospitality” da certificação Leadership in Energy & Environmental Design (LEED) Gold. Trata-se da residência universitária Milestone Porto Asprela, inaugurada em novembro de 2019.

Num comunicado divulgado no seu portal de notícias, a Câmara Municipal do Porto revela que o edifício foi distinguido com um certificado internacional que “avalia a sustentabilidade dos edifícios desde o design à manutenção, passando pela construção e operação”. 

Destacando que este “é o primeiro edifício da Península Ibérica a obter esta qualificação”, o município sublinha que este é um sinal de que “a construção nova na cidade segue os princípios de sustentabilidade” que estão a ser adotados pela autarquia. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Note-se que a certificação em causa, atribuída pelo U.S. Green Building Council, visa “avaliar e creditar a construção ecofriendly (amiga do ambiente), através de um sistema universal de parâmetros que atestam o desempenho ambiental e energético dos edifícios”. 

Aspetos como a seleção de materiais, o controlo das emissões poluentes, o tratamento de resíduos, a utilização de metodologias menos impactantes, o desempenho energético, acústico e térmico assim como o consumo de recursos naturais, ao longo do ciclo de vida e manutenção do edifício, foram alguns dos parâmetros que, segundo revelou a construtora da residência universitária Milestone Porto Asprela, Garcia Garcia, foram tidos em conta aquando da conceção do equipamento. 

Foto: Milestone Porto Asprela

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem