O Espaço Cidadão e o Gabinete de Apoio Social são alguns dos serviços que integram o edifício da Junta de Freguesia de Canelas, em Vila Nova de Gaia, inaugurado quarta-feira pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão.
Canelas era a única freguesia de Vila Nova de Gaia sem sede própria. Mas a população de Canelas tem, agora, “uma razão para sorrir”, com a inauguração do espaço que contempla vários serviços: junta de freguesia, serviços sociais e administrativos, salão nobre, Espaço Cidadão, Gabinete de Inserção Profissional e Gabinete de Apoio Social.
Da autoria do arquiteto Daniel Couto, “este edifício é acessível a todos, com condições para pessoas com mobilidade condicionada ou reduzida, através de rampas e de um elevador. O edifício obedece, ainda, às exigências regulamentares de edificação e utilização pública, sendo projetado de modo rigoroso e inteligente para obter o melhor desempenho térmico e acústico das envolventes exteriores, dos sistemas de ventilação e controlo da qualidade do ar interior”, assegura a autarquia, em comunicado.
A obra, que implicou um investimento municipal de cerca de 600 mil euros, faz parte de uma requalificação mais abrangente – o Fórum de Cidadania de Canelas. Trata-se de um projeto que contempla uma segunda fase, ainda em curso, que irá nascer ao lado do edifício da Junta de Freguesia, o qual incluirá um auditório com cerca de 350 lugares, “com condições para acolher as necessidades de várias instituições”, uma praça e um centro cívico, “reorganizando toda a área envolvente e tornando este novo espaço mais aprazível para todos”.