Ferramenta “ideal” para dar os primeiros passos na produção de vídeos
Como pretende “minimizar o custo e o esforço de produzir vídeos” – que podem ser feitos no conforto de casa – o “Easy2Rec” surge, para Diogo Palhais, como o instrumento indicado para aqueles que não são especialistas em informática. Através do software é, então, possível obter um vídeo “de qualidade e aspeto profissional”, com o utilizador a assumir um papel ativo na personalização dos elementos utilizados e na forma como são apresentados. A ideia foi de tal modo bem acolhida por colegas e professores que o estudante teve a certeza de que não poderia deixar o projeto “na gaveta, tal como acontece a tantos outros neste âmbito académico”.
Entretanto, teve oportunidade de mostrá-lo à presidência do ISEP. “Felizmente acreditaram em nós e foi-nos atribuída uma bolsa com a duração de um ano para a continuação do seu desenvolvimento”, contou. Com esse apoio, o software evoluiu de um trabalho académico “para um produto” com potencial para ser comercializado. Durante o período de amadurecimento do programa, a dupla conseguiu ainda captar investimento, “através de dois ‘business angels’ [investidores]”, apoio que resultou na criação da startup Edugraal (a primeira nascida no instituto), que dará o suporte necessário à colocação do produto no mercado.
Responder aos desafios criados pelas novas formas de comunicar na Internet
Inicialmente, o “Easy2Rec” foi pensado unicamente para facilitar a ação dos professores, com a criação de vídeos nos quais estivessem inseridos os documentos powerpoint utilizados em cada aula. Os alunos poderiam, assim, ter acesso a todo o material lecionado, quando partilhado nas plataformas de e-learning já usadas pelas instituições de ensino, de forma a facilitar o estudo. “No entanto, olhando também um pouco para os dias de hoje, com a comunicação digital a crescer exponencialmente (sendo o youtube um excelente exemplo disso mesmo), queremos dar às pessoas que, até então, não possuíam know-how e meios para criar tais vídeos, a possibilidade de o fazerem de uma forma muito simples, intuitiva e rápida”, avançou Diogo Palhais.
Texto: Mariana Albuquerque | Fotos: Easy2Rec