PUB
PD - Revista Sabe Bem

É verão e a casa está muito quente… e agora?

É verão e a casa está muito quente… e agora?

Se vive em Portugal, provavelmente já teve dificuldades em dormir com o calor do verão, que se entranha pelas casas dentro. Para descansar melhor e sobreviver às tardes quentes que vêm aí, há um conjunto de dicas que pode seguir para aguentar melhor estes dias, sem precisar necessariamente de utilizar ar condicionado e de ligar as ventoinhas.

Fechar e abrir as janelas na altura certa

É comum ter-se a ideia de que, ao abrir as janelas, estamos obrigatoriamente a refrescar a casa. No entanto, essa condição nem sempre se verifica. Durante o dia, e especialmente durante as horas de mais calor, o facto de ter a janela aberta faz com que o calor entre, na medida em que a luz é, também ela, quente.

Assim sendo, recomenda-se que abra ligeiramente as persianas, de forma a entrar alguma luz (sempre com as cortinas fechadas, para bloquear o calor), mas não tanta ao ponto de o seu quarto, por exemplo, ficar com temperaturas desconfortáveis à permanência.

Ao final do dia ou noite, já com uma aragem mais fresca própria da hora, a abertura das janelas é mais recomendada.

Fazer refeições mais ligeiras

No verão, é frequente fazerem-se refeições mais leves. Não que não se possa comer uma feijoada, ou uma carne assada, por exemplo, mas o tempo convida, lá está, a refeições menos pesadas. Tal acontece, porque o nosso organismo precisa de aumentar a circulação de sangue por todo o corpo, de forma a manter a temperatura interna em valores normais. No verão, essa condição acentua-se.

Ao ingerir uma refeição mais consistente, grande parte desse volume sanguíneo é encaminhado para o sistema digestivo, o que pode causar sono, cansaço e, claro está, aumento da produção de suor, o que nos faz sentir mais calor.

Por norma, o organismo precisa de um volume de calorias bastante mais elevado no inverno do que no verão, daí a tendência para comidas mais leves nos dias quentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Trocar as lâmpadas

Um grande motivo que faz com que as casas aqueçam em demasia relaciona-se com o uso de lâmpadas incandescentes, que propagam muito mais calor do que, por exemplo, lâmpadas LED. As lâmpadas LED, com uma luz mais fria, são também mais baratas e duradouras.

Cores mais claras

Pode parecer mentira, mas é verdade. As próprias cores que utiliza, seja da camisola, das calças, ou até da decoração da casa, influenciam a sensação de calor. Roupas escuras, por exemplo, têm mais tendência a absorver os raios solares. Por esse motivo, associamos cores mais claras ao verão, não só pela sensação de leveza que nos transmitem, mas também por uma questão de temperatura.

Ter plantas 

Nem todos gostam de ter plantas, o que é compreensível. No entanto, uma coisa é certa: para além de poderem servir perfeitamente num sentido estético e decorativo, as plantas ajudam a regular a temperatura da sua casa. Essa presença sente-se particularmente ao nível da humidade do ar, especialmente em plantas com folhas mais compridas. Nesse sentido, se tem plantas em casa durante o ano todo, não se esqueça de as regar, porque vai certamente precisar delas, quando chegarem os meses de mais calor.

Evite banhos frios

Se está muito calor, evite banhos frios. Sim, leu bem. Ao contrário do que possa parecer, banhos frios arrefecem o corpo, mas não evitam a transpiração. Pelo contrário, deve optar por banhos de água morna, tal como os dermatologistas recomendam.

Mantenha uma boa hidratação

Beber água é aconselhável durante o ano todo. Se estivermos a falar do verão, ainda mais. No verão, a perda de líquidos diária é maior do que é habitual. Tal acontece, porque a transpiração é um sistema de defesa que tem como objetivo manter a temperatura corporal. Assim sendo, e especialmente no verão, recomenda-se vivamente o consumo regular de água, mesmo que não sinta sede.

Foto: ANAD

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem