PUB
Amanhecer

E se o Porto fosse “mini”? Há uma exposição na cidade que tem de conhecer

E se o Porto fosse

O Porto é uma cidade culturalmente tão rica que, por vezes, é possível que lhe passem ao lado algumas coisas. Por isso mesmo, damos-lhe a conhecer uma nova exposição que está na Invicta, desde o dia 1 de outubro.

Esta chama-se “Porto em Miniatura” e fica, mais concretamente, na porta 8 da Rua do Ateneu Comercial. Tal como o nome indica, este mostra elementos bastante conhecidos da cidade, só que num tamanho mais pequeno do que conhecemos.

Como se pode ler no site oficial da exposição,  “são dezenas de maquetes, a Torre dos Clérigos, a Estação de São Bento, a Ponte Pênsil, o conjunto monumental da Sé, a Quinta do Viso, Cadeia da Relação e diversas Igrejas e Capelas, bem com lindíssimos quiosques e os castiços urinóis de antigamente”.

Quando foram construídas as maquetas?

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Um aspeto que poderá ser impressionante, do ponto de vista quem visita a exposição, tem a ver com o facto de estarmos perante peças dos anos 30 a 50 do século XX. Os materiais vão desde vinil, a corticite, passando também por cobre, madeira, latão, gesso, entre outros.

De acordo com a NiT, o grande obreiro da exposição é Agostinho Teixeira que, após se reformar em 1983, terá dado largas à criatividade e concebido uma vasta amostra de maquetas ligadas à cidade do Porto.

Segundo a mesma fonte, a coletânea foi entregue a Francisco Almeida Lemos, a partir do ano de 2006. Este encarregou-se de manter “vivas” todas estas miniaturas, que estarão em exposição até ao dia 30 de dezembro. 

A “Porto em Miniatura” está aberta das 10h às 13h e das 14h às 18h, de 3ª feira a domingo. Para mais informações, poderá entrar em contacto através do [email protected] ou do 931 145 567.

Fotografia: Porto em miniatura
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2