O Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte foi, esta segunda-feira, oficialmente certificado pelo Governo. A oficialização provém da “fundamentação da antiguidade do itinerário” e a prova da sua “utilização regular” pelos peregrinos, que se deslocam até Santiago de Compostela por este caminho.
“Este caminho é o quinto itinerário a ser certificado em todo o país e, o terceiro no Norte. O primeiro foi o Caminho Português Central-Alentejo e Ribatejo, em 2021, o mesmo ano de certificação do Caminho Português Interior, que liga Viseu a Chaves, com saída para Espanha por Vilarelho da Raia. Em 2022, foi certificado o Caminho Português da Costa, que parte do Porto e atravessa o Minho até Espanha”, lê-se no portal da Câmara Municipal de Gaia.
De acordo com a Portaria n.º 445/2023 do Diário da República, o Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte tem uma extensão de 177,8 km e passa por 13 municípios: Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença.
A certificação do Caminho Português de Santiago Central – Porto e Norte, com o apoio dos municípios envolventes, visa “reconhecer e preservar o património cultural e natural associado ao Caminho de Santiago”, assim como “assegurar os serviços de apoio adequados aos peregrinos”.
Foto: CM Gaia