PUB
Recheio 2024 Institucional

É oficial: Alfândega do Porto é monumento nacional

É oficial: Alfândega do Porto é monumento nacional

O edifício da Alfândega Nova, no Porto, projetado no século XIX pelo arquiteto francês Jean-François Colson, foi declarado, esta terça-feira, monumento nacional. Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da República, assinou o decreto do Governo que oficializa a nomeação há muito aguardada pelos portuenses.

De acordo com o documento, o imóvel destaca-se “não apenas pelas suas dimensões, mas principalmente pela sua qualidade arquitetónica e integração urbanística em plena Zona Histórica do Porto”, segundo a informação avançada pelo Jornal de Notícias.

Com uma área de 36 mil metros quadrados, este é “considerado por muitos como uma das mais profundas alterações urbanísticas e paisagísticas do século XIX em Portugal”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que, a partir do próximo do ano, o mesmo edifício vai albergar o núcleo central do Museu do Porto.

Na cerimónia de apresentação, Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, mostrou o seu agrado na escolha da Alfândega para ser a “casa” do museu da cidade, afirmando que não poderia ter sido encontrada “melhor morada”.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem