PUB
Junta da Galiza

É o regresso ao futuro portuense! Tem mesmo de conhecer este museu em tons de néon

É o regresso ao futuro portuense! Tem mesmo de conhecer este museu em tons de néon

Se pensa que conhece todos os recantos da cidade do Porto, temos uma novidade para si: é possível que haja sempre algo por conhecer. Já ouviu falar no museu Neonia? Resumidamente, trata-se de um Porto alternativo dentro da cidade que conhecemos.

Ora bem, simplifiquemos. Desde já, começar por apresentar o espaço. O museu fica na porta nº 116 da Rua de Ceuta e as suas paredes encontram-se pintadas em tons de neon. Em cada uma delas, são inúmeras as histórias para contar.

Tal como cita a New in Porto, este local de 1500 metros quadrados dá ao visitante “uma visão retrofuturista e com um filtro cyberpunk onde os residentes são os próprios visitantes.”

Neste museu, é possível conhecer o futuro do Porto, mas ao mesmo tempo viajar até ao passado da nossa Invicta. Assim sendo, é possível ouvir, por exemplo, a história de quando dois acrobatas subiram, em 1917, à Torre dos Clérigos para promover… uma marca de bolachas. Parece mentira, mas acredite: é verdade e aconteceu!

De acordo com o próprio museu Neonia, “com recurso a várias interpretações artísticas, materiais cenográficos, projeções, sonoplastia e jogos de luz com cores vibrantes, este é um espaço de entretenimento único, que atinge a plenitude do seu potencial quando é compartilhado” (via New in Porto).

É uma forma diferente de conhecer o património portuense

No fundo, para além de história, trata-se de uma forma completamente diferente de conhecer a cidade do Porto. Pelo menos é essa a opinião de Aquiles Barros, um dos responsáveis do espaço.

Como em qualquer substância artística, certamente haverá os que gostam e os que não apreciam. No entanto, uma coisa é impossível dizer: que o Museu Neonia não é diferenciado de tudo o que já se viu na Invicta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Neste espaço cultural, também serão revisitados alguns lugares icónicos da cidade do Porto e que acabaram por fechar. Lembra-se do cinema Águia d’Ouro? É só um dos exemplos que vai poder visitar, no museu.

“Também vamos ter uma livraria que ainda existe, mas que tem mais de 100 anos. Vamos ter uma referência, por exemplo, à Agência Abreu, que é talvez a agência mais antiga do mundo neste momento” – refere o responsável do projeto (via New in Porto).

Houve cerca de 7 milhões de investimento no museu

Ao todo, foram quase 7 milhões de investimento neste museu Neonia. Sobre a conceção do espaço, Aquiles Barros refere que se inspirou naquilo que já se faz, por exemplo, nos Estados Unidos.

O objetivo é inovar, claro está. No entanto, não é só isso. Também se pretende “homenagear o máximo possível a cidade do Porto”, por toda a sua singularidade e caráter histórico.

Se esta notícia lhe deixou “água na boca” para conhecer este novo espaço cultural, então temos boas notícias: até dia 28 de abril, as entradas estão 40% mais baratas. O museu está aberto todos os dias, das 10h às 20h.

Para mais informações, pode clicar aqui.

Fotografia: Instagram Neonia
PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz