PUB
CIN - Branco Perfeito

É dia de soprar as 25 velas do Planetário do Porto e a prenda é para o público

É dia de soprar as 25 velas do Planetário do Porto e a prenda é para o público

No Dia Nacional da Cultura Científica e Tecnológica, que ocorre nesta sexta-feira, dia 24 de novembro, o Planetário do Porto – Centro Ciência Viva celebra o seu 25.º aniversário com uma programação especial para toda a comunidade. Ao longo do dia, a Cúpula do Planetário exibirá dois filmes imersivos para audiências de todas as idades.

Para o público com mais de 10 anos, o filme “Somos os Guardiões” explora a interconexão entre os habitantes e ecossistemas do nosso mundo. As projeções estão agendadas para as 10, 11 e 16 horas. Para o público mais jovem, até aos seis anos, o filme “O Espantoso Telescópio” conta a história do telescópio e sua importância na compreensão do espaço, com exibições marcadas para as 14 e 15 horas. O dia encerra com os “Parabéns ao Planetário” e a partilha de bolo às 17 horas, no Átrio do Planetário.

Todas as atividades são gratuitas, mas sujeitas à capacidade de lugares disponíveis, com 60 lugares no auditório e 90 na cúpula de projeção.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Originalmente procurado principalmente pelo público escolar, o Planetário passou por uma extensa renovação entre 2014 e 2015, elevando-o ao nível dos planetários mais modernos do mundo, com a capacidade de apresentar filmes e documentários em ambiente imersivo. 

As sessões são conduzidas pela equipa de divulgação do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP), com a colaboração dos investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), o maior centro de pesquisa nacional em astronomia.

Foto: DR / Porto.

PUBLICIDADE