PUB
CIN - Branco Perfeito

Dona Maria

Dona Maria

Com a chegada dos dias mais frios, surge o desejo de explorar sabores mais tradicionais e reconfortantes, tão típicos da culinária portuguesa, que a todos nos fascina. O chef João Vieira concebeu uma série de novos pratos, que se encontram disponíveis na mais recente ementa do Dona Maria, no The Lodge Porto Hotel.

Ao reinterpretar pratos emblemáticos, o chef João Vieira procura conferir-lhes originalidade, mantendo sempre um toque da cozinha tradicional portuguesa. Entre as opções, destacam-se o Carpaccio de Vieira com tártaro de frutas tropicais e vinagrete de manga, Croquetes de leitão com salada asiática e maionese de lima, e Rissóis de berbigão e tomate com molho agrião da ribeira.

O menu, inspirado nos sabores outonais e nos ingredientes da estação, inicia-se com entradas como creme de coentros com bacalhau lascado, ovo escalfado, migas de broa de chouriço, seguindo com sugestões como o Risotto de sapateira, gambas, açafrão e lima; o Polvo braseado com batata doce, figos assados, camarão, espargos do mar e espuma de coentros; e o Bacalhau à Zé do Pipo.

Para os apreciadores de carne, o menu oferece opções como o famoso Tomahawk, para partilhar, com grelos salteados e batata frita; o Arroz de Pato à antiga portuguesa com perna confitada em tomilho e redução de laranja; bem como a Posta de vitela à Mirandesa, cebolada, grelos salteados e batata a murro.

As opções de arroz no tacho incluem pratos como o Arroz de robalo com berbigão, pimentos e coentros, a Açorda de gambas e poejos, a Cataplana de cabrito de leite em forno a lenha, batatas, míscaros e castanhas do soto da lapa, e a Vitela a baixa temperatura com arroz de enchidos de fumeiro e rosmaninho.

A carta de sobremesas oferece uma interpretação do chef do pastel de nata com gelado de canela e molho de caramelo salgado, um savarin de vinho do Porto Vintage com queijo da Serra DOP e alperce do Alqueva, Bolo lava de abóbora com cenoura laranja confitada em especiarias e gelado artesanal de amêndoa amarga, entre muitas outras iguarias que, só de ouvir falar, fazem crescer água na boca.

Assim sendo, se quiser sair da rotina e experimentar uma refeição altamente especializada, da autoria do chef João Vieira, poderá passar pelo restaurante Dona Maria, no The Lodge Porto Hotel, que fica, mais concretamente, na porta 151 da Rua da Carvalhosa, em Vila Nova de Gaia. O melhor de tudo? É que está aberto todos os dias, ao almoço e ao jantar. Posto isto, antes que lhe dê a fome, o melhor é mesmo reservar uma mesa, numa experiência sensorial, que tanto cativa as suas papilas gustativas, como os seus olhos, atendendo à bonita vista que o restaurante proporciona.

Horário de funcionamento: pequeno-almoço das 07h00 às 10h30 (todos os dias, incluindo fins de semana e feriados); almoço das 12h30 às 15h00 (segunda a sexta-feira) / 13h00 – 15h30 (fins de semana e feriados); jantar das 19h30 às 23h00.

Dona Maria
R. Carvalhosa 151, Vila Nova de Gaia
Contacto: 220 157 540

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile