PUB
Recheio 2024 Institucional

Dona Amélia

Dona Amélia

Geralmente, comer bem vem com sotaque do norte e o restaurante Dona Amélia é um exemplo disso mesmo. O espaço abriu as suas portas em novembro de 2018, concretizando um antigo sonho dos seus proprietários.

É um restaurante familiar que se destaca pela dedicação e pelo amor com que é conduzido. Como explicam os responsáveis, é a esposa quem assume o comando da cozinha, ao preparar uma grande variedade de pratos típicos da cozinha portuguesa, enquanto o marido é o anfitrião que acolhe calorosamente os visitantes.

O nome do restaurante é uma homenagem à simpática senhora que, com muito carinho, prepara as refeições que têm deliciado os clientes. O principal objetivo do Dona Amélia é servir pratos tradicionais da gastronomia portuguesa, sempre com um cuidado especial na escolha de produtos frescos.

A seleção do prato do dia frequentemente depende da disponibilidade do peixe fresco trazido pela peixeira local. Além da comida ser saborosa, o restaurante oferece um ambiente acolhedor no seu interior e uma esplanada resguardada que é especialmente apreciada durante a primavera e o verão.

O conceito do restaurante é a “praticidade”, como refere a pessoa responsável, e oferece várias opções de pratos do dia, disponibilizando sempre sugestões à la carte.

Entre os pratos mais pedidos estão a Francesinha, o Bacalhau à Dona Amélia (bacalhau frito com molho de cebolada), tábuas de enchidos de Trás-os-Montes e queijos variados, além de diversas saladas frescas.

No entender do representante do espaço, “o que mais nos distingue será o cuidado na preparação, o sabor tradicional e o bem receber. Fazemos realmente o que gostamos”.

Com capacidade para cerca de 50 lugares sentados, o restaurante também oferece a possibilidade de reservar o espaço para eventos privados, como jantares de aniversário, convívios ou batizados, mediante reserva antecipada.

Assim sendo, já sabe: na sua próxima viagem gastronómica, é boa ideia passar pela porta 645 da Rua Conselheiro Veloso da Cruz, nº 645, na Urbanização do Choupelo, junto ao Arquivo Municipal e Tribunal de Gaia.

O restaurante está aberto de segunda a sábado, das 10h às 22h, e encerra aos domingos e feriados. Para reservas, o contacto é 960030240. O Dona Amélia também mantém uma página no Facebook onde divulga diariamente o menu do dia.

PUB
PD- Literarura Infantil