O procedimento relativo à aquisição de serviços para a elaboração do projeto das novas instalações da escola Balleteatro foi publicado segunda-feira em Diário da República, com o valor base de 68 mil euros.
A cargo da empresa municipal de habitação – Domus Social, o procedimento tem um prazo de execução de 150 dias e as propostas devem ser apresentadas no prazo de 30 dias a contar da data do anúncio em Diário da República.
A mudança de instalações do Balleteatro estava prevista para este ano, mas fonte da companhia disse à Lusa que tal não será possível.
“O edifício precisa de obras, pelo que já não vamos mudar este ano”, adiantou a fonte, citada pelo Sapo 24.
De recordar que o edifício que irá acolher o Balleteatro, localizado na antiga freguesia de São Nicolau, foi adquirido pela Câmara do Porto à União de Freguesias do Centro Histórico do Porto.
A aquisição do prédio em causa, situado entre a Rua Nova da Alfândega e Rua de São Francisco, foi aprovada na Assembleia Municipal extraordinária de 04 de dezembro de 2018, relembra a Lusa.
Fundado em 1983, o Balleteatro “teve desde a sua constituição a missão de ser um centro para o desenvolvimento das artes performativas”. Tem como área fundamental a criação, sendo que o Balleteatro “sempre teve a formação em dança e teatro para crianças e adultos como prioritária no seu projeto”. “A continuidade desse trabalho profundo, de contaminação entre criação e formação, permitiu que em 1989 o Balleteatro tivesse visto aprovada a sua candidatura como escola-profissional de teatro e de dança, a primeira no País com estas valências”, lê-se na página da instituição.
Tendo habitado diversos espaços na cidade portuense, o Balleteatro é desde 2015 estrutura artística residente no icónico Coliseu do Porto.
Foto: Balleteatro