PUB
Recheio 2024 Institucional

Documento Único Automóvel entra em vigor esta quinta-feira

Documento Único Automóvel entra em vigor esta quinta-feira

Todos os carros que recebam a primeira matrícula a partir desta quinta-feira, 1 de agosto, passam a ter o novo Documento Único Automóvel (DUA) num formato simplificado. Com uma configuração semelhante ao cartão de cidadão, o novo DUA aplica-se, numa primeira fase, apenas a novas matrículas e, a partir de 2020, a todos os veículos automóveis.

De acordo com o Ministério da Justica, citado pelo Jornal i, este documento, além de ser mais “resistente e seguro” é, também, “mais fácil de manusear e de guardar na carteira” e, por isso, “menos suscetível de ser deixado no veículo exposto a eventuais furtos”. Uma característica que é, ainda, reforçada pela presença de um inovador e seguro elemento de leitura ótica, o código UniQode.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que o “DUA na Carteira” é uma medida Simplex, incluída no Plano Justiça+Próxima, e tem como objetivo  simplificar o conteúdo informativo no documento, reunindo dados relativos ao veículo e ao proprietário.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile