PUB
Recheio 2024 Institucional

Documentário sobre o Conde de Ferreira estreia esta quinta-feira

Documentário sobre o Conde de Ferreira estreia esta quinta-feira
A apresentação oficial do filme decorrerá esta quinta-feira no Teatro Nacional de São João.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O documentário do encenador Jorge Pelicano “Pára-me de repente o pensamento”, realizado no hospital psiquiátrico Conde de Ferreira, vai estrear em sala na próxima quinta-feira, no cinema City Alvalade, em Lisboa, e no UCI Arrábida, em Vila Nova de Gaia, tendo ainda exibições previstas na Guarda, Figueira da Foz e em Viseu.
“Interessa-me, do ponto de vista cinematográfico, retratar lugares ou instituições desconhecidas. Os hospitais psiquiátricos fazem parte desse leque do desconhecido porque ao longo de décadas nunca foram espaços abertos à sociedade em geral e muito menos ao cinema”, explicou o realizador, revelando que a apresentação oficial do documentário, no Teatro Nacional de São João, no Porto, também na quinta-feira, contará com a presença de utentes do hospital psiquiátrico. O filme procura dar a entender “que há muita lucidez no meio daquele pensamento, naquele cérebro que tem uma doença”. No filme, o ator Miguel Borges entra no hospital e lá permanece durante três semanas para preparar uma peça de teatro sobre loucura, acabando por fazer parte do elenco de uma outra peça sobre os mais de 130 anos da instituição. “É um filme duro, mas também com algum riso, porque há personagens que são engraçadas, que nos ajudam a rir e que livram alguma dureza que o próprio filme tem. O Miguel Borges sentiu muito amor, muito carinho, muito afeto”, sublinhou.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile