PUB
Santander Saúde

Documentário “A mãe e o mar” apresentado amanhã no Passos Manuel

Documentário
O filme, rodado em Vila do Conde, conta a história das mulheres “pescadeiras” da praia de Vila Chã, representadas agora por Glória, a única mulher que ainda vai ao mar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O filme de Gonçalo Tocha será apresentado amanhã, no Passos Manuel, com a presença do realizador, e nos dias 8 e 9 de junho, sempre às 21h30. Em Lisboa, o documentário vai ficar em exibição no Cinema City Alvalade, a partir de hoje.
“A mãe e o mar”, rodado em Vila do Conde, conta a história das mulheres “pescadeiras” da praia de Vila Chã, representadas agora por Glória, a única mulher que ainda vai ao mar. Através de conversas, o filme revela como as predecessoras de Glória desafiaram a tradição e obtiveram licenças de pesca, dedicando as suas vidas à pesca e ao amor pelo mar. “Sobram nove barcos e uma única mulher pescadeira. Em terra de brava gente do mar, filma-se a paixão da pesca, a paixão pelo mar.”
Apresentado pela primeira vez na edição de 2013 do festival de “Curtas” Vila do Conde, “A mãe e o mar” teve estreia internacional no Festival de Roma, no ano passado, seguindo-se o DocLisboa, que lhe deu o prémio de melhor longa-metragem portuguesa. Foi depois exibido no Festival Internacional de Documentários, em Copenhaga, no festival Rencontres International du Documentaire de Montreal, no Canadá, e no Festival Internacional de Roterdão, entre outros. No passado mês de fevereiro, foi escolhido para abrir o “Documentary Fortnight 2014”, do Museu de Arte Moderna (MoMA), de Nova Iorque.
“A mãe e o mar”, produzido no âmbito do programa de formação Estaleiro, do festival “Curtas” de Vila do Conde, surge depois de “Balaou”, a primeira longa-metragem de Gonçalo Tocha, rodada em São Miguel, e da seguinte, filmada na Ilha do Corvo, “É na Terra não é na Lua”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2