PUB
Philips S9000

Distrito do Porto recolhe mais de 15 toneladas de resíduos na 12.ª edição da “Geração Depositrão”

Distrito do Porto recolhe mais de 15 toneladas de resíduos na 12.ª edição da “Geração Depositrão”

O distrito do Porto foi responsável pela recolha de mais de 15 toneladas de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e pilhas, revelou a organização do programa “Geração Depositrão”. 

O destaque vai para a Escola Básica e Secundária de Airães, que somou mais de 1,5 toneladas de resíduos, a EB 2,3 de Sande e a Escola Secundária de Alfena, que integram o top3 desta edição. 

No ano letivo 2019/2020, as escolas e entidades portuguesas que participaram na 12.ª edição da “Geração Depositrão” recolheram cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de Resíduos de Pilhas e Acumuladores (RP&A), fechando o programa com a recolha de cerca de 400 toneladas, num total de 427 pontos de recolha em todo o país. Isto traduz-se no peso médio de recolha equivalente a mais de 900 kg.  

Para Filipa Moita, responsável de comunicação da ERP Portugal, estes resultados “superaram totalmente” as expectativas, uma vez que estiveram muito próximos de anos em que atingiram recordes de recolhas. “Fica patente que a pandemia, apesar de trazer constrangimentos a toda a cadeia de valor e processos numa iniciativa deste âmbito, em nada travou o trabalho exaustivo e a missão ambiental encetada por todos os envolvidos”, afirmou, sublinhando que as escolas são agentes participativos e dinamizadores de comportamentos sustentáveis. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de ensino.   

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, o “Geração Depositrão” visa “(in)formar as crianças e jovens”, e, através destes, a população em geral, a propósito da importância do adequado encaminhamento de REEE e RP&A.  

O programa é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal, entidade gestora de resíduos, e o programa Eco-Escolas (ABAE) com o objetivo de “estimular a entrega de destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem”. 

Na 13.ª edição, o projeto arranca com um novo logótipo, que pretende ilustrar uma “Geração Depositrão mais amadurecida e mais alinhada com um público infantojuvenil, tendo como ponto de partida o claim que ‘Nós Reciclamos’ em todas as gerações, todos os dias e em todos os níveis de ensino”, completa a responsável. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem