PUB
Recheio 2024 Profissional

Direção de Património quer classificar edifício da Alfândega do Porto como Monumento Nacional

Direção de Património quer classificar edifício da Alfândega do Porto como Monumento Nacional

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) quer classificar como Monumento Nacional o edifício da Alfândega do Porto, onde está instalado o centro de congressos e o Museu dos Transportes. O anúncio foi já publicado no Diário da República (DR).

“É intenção da Direção-Geral do Património Cultural propor a Sua Excelência a Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a classificação como monumento de interesse nacional, com a designação de monumento nacional (MN), do Edifício da Alfândega Nova, incluindo o guindaste exterior, na Rua Nova da Alfândega, Porto, União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória, concelho e distrito do Porto”, lê-se no DR.

O documento dá início ao processo de classificação do edifício, fixando em 30 dias úteis o prazo para a consulta pública dos “elementos relevantes do processo (fundamentação, despacho, planta com a delimitação do imóvel a classificar e da respetiva zona geral de proteção)”.

Caso a classificação seja concretizada, será também definida uma Zona Especial de Proteção (ZEP) em torno do edifício, explica o portal de notícias da Câmara do Porto.

O Edifício da Alfândega Nova, vulgarmente chamado Alfândega do Porto e que acolhe o Centro de Congressos e o Museu dos Transportes e Comunicações, foi construído no século XIX, segundo projeto do francês Jean F.G. Colson.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo a Direção Geral do Património Cultural (DGPC), trata-se de “um edifício de tipologia neoclássica, construído no âmbito da linha anglo-palladiana iniciada com o Hospital de Santo António e que se prolongou significativamente pelo século XIX”.

Apresenta duas fachadas, uma virada para o Douro e outra para a cidade. Foi inaugurado em 1869.

Em 1987, o Governo de então decidiu que a Alfândega do Porto iria acolher o Museu dos Transportes e Comunicações, pelo que foram iniciadas obras de restauro, com o edifício a ser adaptado à nova vertente, de acordo com um projeto do arquiteto Souto de Moura.

Foto: Centro de Congressos da Alfândega do Porto

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem