PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Diego Herrera vence 16.ª edição do PortoCartoon

Diego Herrera vence 16.ª edição do PortoCartoon

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
“Plastic Bottles” foi a obra vencedora, da autoria do canadiano Diego Herrera. A 16.ª edição do XVI PortoCartoon estava subordinada ao tema “Água Viva/Terra Viva”.

O canadiano Diego Herrera venceu o Grande Prémio do XVI PortoCartoon – World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e subordinado ao tema “Água Viva/Terra Viva”, com uma obra intitulada “Plastic Bottles” (garrafas de plástico). De acordo com o diretor do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, no trabalho está presente “uma linha ecológica num mar feito de garrafas de água comercial”. “Logo, é representada a água privatizada, juntamente com um aquário com um peixe, o que imprime ao desenho um lado poético”, descreveu. O segundo lugar foi conquistado por “Waterfall” (queda de água), de Sunnenberg Constantin, da Bélgica, que ilustra uma cascata em que a água é um código de barras, sobressaindo a crítica ao aspeto mercantil. Na terceira posição ficaram, ex-aequo, “Water Prize”, de Halit Kurtulmus (Turquia), e “Living Earth” de Jerzy Gluszek (Polónia).
Segundo explicou Humberto Marcos, o tema desta 16.ª edição do XVI PortoCartoon – World Festival (“Água Viva/ Terra Viva”) partiu do “Manifesto da Água. Por um Contrato Mundial”, da autoria de Riccardo Petrella, um italiano radicado na Bélgica, que analisa o problema da água no mundo. “Convocou-se os cartoonistas para refletir sobre a defesa da água como um bem que não deve ser privatizado e mercantilizado. O humor é uma arma poderosa de reflexão”, constatou.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce