PUB
Recheio 2024 Institucional

Dicas de organização para um espaço de trabalho produtivo

Dicas de organização para um espaço de trabalho produtivo

Imagine um espaço de trabalho onde encontra tudo num minuto, a mesa está livre e as suas costas não doem. A chave para transformar esse sonho em realidade está na organização do ambiente ao seu redor. Não é só uma questão de estética: ter um espaço laboral bem arrumado e organizado está diretamente ligado ao aumento da sua produtividade e eficiência. Às vezes o que faz a diferença na organização do escritório é a otimização do espaço com mobiliário que contribui para um ambiente calmo e funcional, como cadeiraspro que contribuem para uma postura optimizada e apropriada a uma jornada de trabalho sentado, prateleira, organizadores de materiais e uma boa luz. Preparado para fazer um upgrade no seu espaço de trabalho e, consequentemente, na sua performance? Vamos lá.

A importância de um espaço de trabalho organizado

A organização do espaço de trabalho é verdadeiramente um combustível para a produtividade e a criatividade. Um ambiente de trabalho bem organizado faz maravilhas pelo nosso bem-estar. Diminui o stress desnecessário quando precisa de cumprir um deadline e não encontra o documento perdido que tanto precisa. Trabalhar no meio do caos não nos permite concentrar naquilo que realmente importa. 

Esta teoria de organização já está mais do que provada, uma vez que já foram feitos vários estudos que mostram que ambientes de trabalho organizados contribuem para um aumento significativo da eficiência no trabalho, refletindo-se posteriormente na sua vida pessoal:

  • Redução do stress
  • Aumento da eficiência
  • Melhor gestão do tempo
  • Optimização do espaço

Invista em mobiliário adequado

Alguma vez já parou para pensar no impacto que uma cadeira pode ter na sua produtividade? A maneira como se senta pode fazer toda a diferença entre um dia produtivo e uma visita ao médico. A escolha da cadeira de escritório certa para trabalhar é como encontrar o par de sapatos perfeitos para andar — devem ser confortáveis, suportar o peso do corpo e, claro, ter algum estilo. Uma boa cadeira contribui para manter a postura correta, evitar dores e proteger a saúde lombar.

  • Procure cadeiras de escritório que ofereçam suporte lombar ajustável.
  • Verifique se a altura é regulável para que os pés fiquem no chão.
  • Opte por modelos com braços ajustáveis para relaxar os ombros.
  • A cadeira de escritório deve ser ergonómica e ser apropriada para uma jornada de trabalho de pelo menos 8 horas.

Como organizar o espaço físico

Existem no mercado muitas opções para o ajudar a manter o escritório organizado:

  •  Primeiro, limpe a mesa: diga adeus às chávenas de café de há três dias e às montanhas de post-its usados. Uma superfície limpa é como uma tela em branco para a sua criatividade.
  • Invista em organizadores: esta é uma boa maneira de saber sempre onde estão as canetas e os clips e contribuem, de forma organizada, para ter os papéis em que está a trabalhar sempre à mão.
  • As prateleiras: o aproveitamento vertical do seu escritório será perfeito para armazenar livros e materiais que não precisa consultar todos os dias. Organize as prateleiras de maneira a que o que necessita de consultar com mais regularidade esteja à mão de semear. 

Os benefícios de manter a organização são claros como a água: economia de tempo e uma maior qualidade de trabalho. Lembre-se que um ambiente organizado é um ambiente onde as ideias florescem. Mãos à obra!

Artigo patrocinado

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/novo-ano-nova-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=cpc&utm_campaign=sabebem&utm_term=leaderboardmobile