PUB
CIN - Branco Perfeito

“Diários de uma Pandemia” estão de volta

“Diários de uma Pandemia” estão de volta

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), em parceria com o jornal Público, acabam de anunciar a segunda edição dos “Diários de uma Pandemia”, uma iniciativa que tem como objetivo estudar a evolução da vida dos portugueses, ao longo da pandemia de Covid-19.

Numa altura em que o país enfrenta um novo confinamento, os portugueses são novamente convidados a responder diariamente a um conjunto de perguntas, disponibilizadas online, no sentido de ajudar os investigadores a compreenderem o presente e a preverem o futuro da pandemia, no país.

As questões colocadas no questionário desta nova edição dos “Diários de uma Pandemia” são semelhantes às da primeira fase, incidindo “sobre isolamento e interações sociais, recurso a serviços de saúde e comerciais, bem como ocorrência de sintomas ou doença confirmada”.

Uma vez por semana é pedido aos participantes que respondam a um pequeno conjunto de questões sobre o seu bem-estar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Recorde-se que os “Diários de uma Pandemia” foram lançados em março de 2020. De acordo com o portal de notícias da U.Porto, até agosto desse ano, mais de 13 mil cidadãos portugueses, com idades entre os 16 e os 92 anos, aceitaram preencher mais de 350 mil questionários.

“Através do seu contributo conseguimos compreender melhor o impacto da COVID-19 na vida dos cidadãos em Portugal e, assim, reunir informação útil para compreender o presente e prever o futuro da pandemia e as suas consequências”, destaca a equipa do projeto.

Os resultados do estudo foram divulgados pelo jornal Público e estão também disponíveis sob a forma de relatório nos websites do ISPUP e do INESC TEC.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2