PUB
Recheio 2024 Profissional

Dia Mundial do Teatro assinalado por Ricardo Pais em dose dupla

Dia Mundial do Teatro assinalado por Ricardo Pais em dose dupla

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Teatro Nacional São João vai receber, na noite de 26 de março, a estreia absoluta de “al mada nada”, após a derradeira récita de “Turismo Infinito”.

O encenador Ricardo Pais vai regressar aos palcos do Teatro Nacional São João (TNSJ) no próximo mês e em dose dupla. Entre os dias 13 e 26 de março, o equipamento cultural portuense exibe “Turismo Infinito”, reposição de uma das mais marcantes criações teatrais do encenador. Mais tarde, de 26 a 29 do mesmo mês, sobe à cena, em estreia absoluta, “al mada nada”. Assim, no ano que precede a celebração do centenário da revista Orpheu, associada ao Modernismo português, Ricardo Pais explora, simultaneamente, os universos de Fernando Pessoa e Almada Negreiros, nomes cimeiros da cultura portuguesa do século XX.
“Se ‘Turismo Infinito’ corresponde à figuração de uma mente plural – a de Pessoa, com a sua sociedade heteronímica –, al mada nada celebra a irrupção do corpo e da sensualidade, um risco que Almada viveu apaixonadamente, tanto na sua obra plástica e literária como nas suas intervenções públicas, enquanto conferencista/performer, ou nas suas experiências no teatro e na dança”, avança o equipamento cultural portuense, em comunicado.
Na noite de 26 de março, no âmbito da celebração do Dia Mundial do Teatro, as duas peças de Ricardo Pais serão apresentadas ao público. De referir que o encenador conheceu os Momentum Crew (grupo que tem conquistado várias das mais importantes competições internacionais de b-boying e que inspiraram “al mada nada”) enquanto elemento do júri do concurso televisivo Portugal Tem Talento. “Contactos posteriores, no estúdio do grupo, no Porto, levaram o encenador a descobrir nos Momentum Crew não apenas um caso de disciplina, mas sobretudo um exemplo paradigmático de como o esforço atlético pode alcançar um imprevisto patamar de beleza artística e cénica”, pode ler-se na mesma nota de imprensa.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz