A partir de amanhã, os portugueses com problemas de sono vão ter à sua disposição uma linha de apoio telefónico especializada que visa responder às necessidades sentidas depois de uma noite mal dormida.
Lançado precisamente no Dia Mundial do Sono, o projeto, acessível através do número 707 100 015, vai funcionar todos os dias úteis, entre as 11h30 e as 16h30, contando com o apoio de dois psicólogos especializados. Fora do horário estabelecido, estará disponível um atendedor no qual as pessoas podem deixar o seu número de telefone para, mais tarde, serem contactadas. “Melhorar a qualidade do sono dos portugueses” é, segundo referiu Filipa Jardim da Silva, da Oficina de Psicologia, promotora da iniciativa, a grande meta da Linha do Sono. De acordo com a responsável, o projeto nasceu na sequência de um estudo realizado no ano passado pela Oficina da Psicologia, segundo o qual 54% dos portugueses inquiridos disseram sentir-se cansados após uma noite de sono e cerca de 45% confessaram não dormir bem devido ao ‘stress’, ansiedade ou depressão. A investigação mostrou igualmente que apenas um em cada quatro portugueses se sente revigorado após uma noite de sono, enquanto 46% afirma que, em média, dorme apenas cinco a sete horas por dia e 28% não dorme bem devido a problemas pessoais ou profissionais.
“Foi da preocupação que esses dados levantam que, este ano, a Oficina de Psicologia criou a primeira linha do sono em Portugal, cujo objetivo é criar um espaço em que as pessoas possam ligar e colocar questões inerentes à qualidade do sono e dúvidas que tenham”, salientou.