PUB
CIN - Branco Perfeito

Dia Mundial da Poesia

Dia Mundial da Poesia
“Poesia em Sophia” leva teatro, música e artes plásticas ao Porto

A cidade do Porto vai celebrar este sábado o Dia Mundial da Poesia com uma mão cheia de propostas destinadas a homenagear alguns dos grandes poetas portugueses. A partir das 15h00, os jardins do Palácio de Cristal, por exemplo, vão ser palco de um tributo à poetisa Sophia de Mello Breyner. Numa iniciativa da Fundação INATEL e da autarquia local, o programa “Poesia em Sophia” convidará os cidadãos a mergulharem na vida e obra da escritora portuense, que foi a primeira mulher lusa a conquistar o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999. A Avenida das Tílias será o epicentro do evento, com teatro, música, artes plásticas e contos infantis para uma tarde de diversão em família.

Entretanto, pelas 16h30, na Concha Acústica, o ator António Capelo vai brindar os visitantes com a leitura do “Manifesto pela Poesia”, de Maria Andresen, poetisa e filha da homenageada. E, de seguida, o auditório da Biblioteca Almeida Garrett abrirá as suas portas a um espetáculo comemorativo de poesia, música e bailado, contando com a participação da comunidade escolar. Durante a sessão, várias figuras da cidade deixarão uma palavra de homenagem a Sophia, nomeadamente Rui Moreira, Olga Cardoso, Júlio Magalhães, Carlos Daniel, Diana Pereira, Joel Cleto, Marisa Cruz, Óscar Branco, Katty Xiomara, Aurora Cunha e Carlos Magno, entre outros.

poesia4De resto, o universo da autora de obras como “A Menina do Mar” e “Orpheu e Eurydice” vai continuar a ser desvendado aos portuenses: Rita Sousa Tavares, neta da poetisa, falará sobre a sua vivência afetiva com a escritora e Pedro Eiras, docente da Universidade de Letras, fará um enquadramento do seu percurso poético. Tal como reconheceu a organização, convocar a população para um encontro coletivo de celebração da poesia e do património literário português é a grande meta do “Poesia em Sophia”, de entrada livre.

200 capas de discos de poesia em vinil

No Museu Nacional da Impensa (MNI), a efeméride também será celebrada com a exposição “Poesia em Rotação”, que apresentará duas centenas de capas de discos de poesia em vinil. Tal como adianta a instituição, o certame reunirá nomes de grandes poetas portugueses e estrangeiros como Alexandre O’Neill, Alves Redol, Ary dos Santos, Bocage, Dylan Thomas, Eugénio de Andrade, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, José Régio, Manuel Alegre, Mário Cesariny, Miguel Torga, Neruda, Sylvia Plath, Victor Hugo e Vinicius de Moraes. Os poemas poderão ser ouvidos nas vozes dos próprios poetas ou na de atores como Armando Cortez, Eunice Muñoz, João Villaret, Maria Barroso, Mário Viegas, Ruy de Carvalho e Vítor de Souza. De sublinhar ainda que a exposição ficará disponível até ao dia 24 de maio.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A par da inauguração da mostra, o MNI dinamizará uma Maratona Poética, entre as 15h00 e as 18h00, destinada a revelar os novos talentos da arte de bem dizer poesia. Os inscritos poderão entoar até três poemas escolhidos livremente, sendo que o grande eleito do júri receberá um voucher para um fim de semana no Grande Hotel das Caldas da Felgueira (Nelas, Viseu), para duas pessoas. O segundo e terceiro classificados vão ser destacados com livros.

poesia3“Poesia Livre” ao sabor de Mia Couto

Santo Tirso também permanece em ritmo de festa com a iniciativa “Poesia Livre”, dedicada a Mia Couto, que se prolonga até amanhã (sábado), com animação de rua, exposições e saraus poéticos. A tarde começará, assim, com a apresentação do livro “Dos prazeres e seus contrários: ousadias e fantasias”, de Goreti Dias, na Biblioteca Municipal, seguida de um espetáculo de rua, marcado para as 16h30, na Praça do Município, assinado pela recém-criada “Expressão Companhia de Teatro”. Uma hora depois, no átrio da Câmara Municipal, os poetas portuenses Daniel Jonas e Regina Guimarães vão refletir sobre o papel da música e da poesia como atos de intervenção.

Os diferentes agrupamentos escolares do concelho também se envolveram na celebração do Dia Mundial da Poesia, promovendo exposições fotográficas e biográficas, leituras e declamações de textos do escritor moçambicano e encontros poéticos para pais e filhos.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil