PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Dia Mundial da Criança

Dia Mundial da Criança
“Maior caminhada do pijama do mundo” mobiliza dez concelhos do norte

Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Santo Tirso, Famalicão, Esposende, Vizela, Guimarães, Barcelos e Braga vão celebrar o Dia Mundial da Criança, no próximo domingo, 1 de junho, de uma forma especial. À mesma hora (10h00), pais, filhos, avós e todos os que decidiram juntar-se à iniciativa solidária vão protagonizar “A Maior Caminhada do Pijama do Mundo”, promovida pela instituição de solidariedade social Mundos de Vida. Sensibilizar os cidadãos para a importância do acolhimento familiar de crianças que vivem em instituições é a grande meta da iniciativa, cujo traje oficial é, como não poderia deixar de ser, o pijama – elemento associado aos carinhosos momentos de convívio em família.

Segundo recordou Manuel Araújo, presidente da Mundos de Vida, existem, atualmente, 8142 miúdos institucionalizados em Portugal. “Queremos, por isso, falar às pessoas destas crianças e procurar famílias que as acolham temporariamente”, esclareceu. A ação, que visa juntar 25 mil participantes, na totalidade das caminhadas, surge integrada na campanha “Procuram-se Abraços”, que a associação lançou há sete anos, com o objetivo de aumentar o número de famílias de acolhimento. Dados avançados pelo responsável mostram que apenas 5% das crianças portuguesas em risco estão numa situação de acolhimento familiar, sendo que as restantes se encontram em instituições.

pijama_2Tal como sublinhou Manuel Araújo, esta discrepância de valores não está diretamente associada a uma questão económica, já que a opção pelas famílias de acolhimento, além de ser mais benéfica para os mais novos, fica “a metade do preço” ao Estado. O responsável considera ainda que não se trata de um problema de falta de disponibilidade demonstrada pelas famílias, reconhecendo que o nosso país é “dos mais solidários do mundo”. Para o presidente da entidade, o maior obstáculo ao acolhimento de crianças em Portugal ainda é a burocracia que o processo envolve. “Temos a matéria-prima, por isso, percebemos que teríamos de apostar na sensibilização”, frisou.

Sucesso do Dia Nacional do Pijama inspira caminhada

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Desta forma, a instituição lançou, há dois anos, o Dia Nacional do Pijama, assinalado a 20 de novembro, numa ação solidária feita de crianças para crianças. Nesse dia, os miúdos das escolas e instituições participantes, de todo o país, vão para os estabelecimentos de ensino de pijama, passando o dia em atividades educativas e divertidas. A intenção é, assim, a de recordar à sociedade que “uma criança tem direito a crescer numa família”, entre momentos divertidos e didáticos, vividos antes de dormir. Só no ano passado, a iniciativa contou com a participação de mais de 142 mil pequenotes, refletindo a grande sensibilização das famílias para a problemática do acolhimento.

pijama_3Ao sucesso da campanha, a Mundos de Vida aliou o facto de, este ano, a Convenção Internacional dos Direitos da Criança estar a celebrar o seu 25.º aniversário para assinalar a efeméride com uma atividade diferente. Eis que surgiu, então, a ideia de se promover “A Maior Caminhada do Pijama do Mundo”. “Como tivemos uma grande adesão ao Dia Nacional do Pijama decidimos dar um passo maior e convidar os concelhos próximos a participarem na grande ação de domingo”, referiu o responsável da associação, que soma já 30 anos de existência, num percurso marcado pela afirmação dos direitos das crianças, dos séniores e suas famílias.

A pouco tempo do arranque da atividade, as expectativas da organização são elevadas. “Sentimos que as pessoas estão muito empenhadas nesta causa e, por isso, estamos muito entusiasmados com esta primeira edição”, referiu Manuel Araújo, admitindo que, se tudo correr como planeado, a caminhada poderá vir a repetir-se nos próximos anos. Em cada concelho foi delineado um trajeto fácil, de quatro quilómetros, para que todos conseguissem participar, com inscrições ao preço simbólico de um euro.

Texto: Mariana Albuquerque

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce